Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

EUA aprova venda de mísseis de precisão à Finlândia

     Mundo              
  • Luanda • Terça, 29 Novembro de 2022 | 10h04
Bandeira dos EUA
Bandeira dos EUA
Divulgação

Washington - O Governo dos Estados Unidos aprovou a venda de mais de 80 mísseis de precisão à Finlândia, num total de 323 milhões de dólares (USD 1 equivale a Kz 507.0220), divulgou esta segunda-feira o Departamento de Estado norte-americano.

Este país tradicionalmente não-alinhado, mas que se prepara para integrar a OTAN, uma intenção manifestada em conjunto com a Suécia, desde o início da invasão russa da Ucrânia, pretende adquirir 40 mísseis tácticos e 48 bombas guiadas flutuantes para equipar a sua frota de caças aéreos.

Esta venda de equipamentos sensíveis teve que ser previamente aprovada pelo Governo americano, explica o Departamento de Estado em comunicado.

O míssil AIM 9X Block II, conhecido como "Sidewinder", é um míssil ar-ar de curto alcance guiado por infravermelho produzido pela Raytheon.

A AGM-154 JSOW ("Joint Standoff Weapon") é uma bomba guiada flutuante de precisão de médio alcance, permitindo disparar a uma distância segura ("standoff"), também fabricada pela Raytheon.

"Esta proposta de venda fortalecerá a política externa e a segurança nacional dos Estados Unidos, aumentando a segurança de um parceiro de confiança, que é um importante contribuinte para a estabilidade política e o progresso económico do mundo", destacou ainda a administração liderada por Joe Biden.

Este armamento melhora as capacidades ar-ar e ar-terra da Finlândia", que "não terá dificuldade em integrá-las às suas Forças Armadas", concluiu o Departamento de Estado no comunicado.

Após a invasão russa da Ucrânia, a Finlândia e a Suécia apresentaram em Maio uma proposta conjunta para ingressar na Aliança Atlântica, abandonando décadas de não-alinhamento militar.

A adesão, que deve ser aceite por unanimidade pelos 30 estados membros da OTAN, foi ratificada por todos, incluindo por Portugal, com excepção da Turquia e da Hungria.

A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, lamentou no domingo os atrasos na ratificação da entrada da Finlândia e da Suécia na OTAN, defendendo que o processo já deveria estar concluído.

Ancara acusa os dois países, com maior veemência a Suécia, de servirem de refúgio a militantes próximos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), bem como por albergar representantes das Unidades de Protecção do Povo (YPG), activas na Síria, que a Turquia considera como organizações terroristas.

Os turcos bloquearam a entrada dos dois países nórdicos na Aliança Atlântica desde Maio e assinaram um memorando de entendimento com Estocolmo e Helsínquia em Junho, vinculando a adesão à luta contra os movimentos curdos e apoiantes nos dois países.

Já a Hungria adiou, na quinta-feira, a ratificação da adesão da Suécia e Finlândia para 2023.

O parlamento húngaro vai pronunciar-se sobre essa matéria, votando-a "na sua primeira sessão" do próximo ano, declarou o primeiro-ministro nacionalista, Viktor Orbán.

Orbán garantiu, contudo, aos dois países do norte da Europa o seu apoio para se juntarem à OTAN.

A ofensiva militar lançada a 24 de Fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificação" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+