Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

EUA admitem encerrar base militar na Grécia, diz imprensa grega

    Angop logo
     Mundo           
  • Luanda • Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 18h01
Edifícios em Washington, EUA
Edifícios em Washington, EUA
Quinito Bumba-ANGOP

Washington - Os Estados Unidos admitem encerrar a base militar em Alexandroupoli, na Grécia, de acordo com 'media' gregos que atribuem a eventual decisão a pressões do governo da Turquia e da Rússia, segundo a Lusa.

A notícia do encerramento desta base militar, por decisão do Presidente dos EUA, Donald Trump, que está a ser avançada pelos 'media' gregos, ainda não foi confirmada por fontes oficiais norte-americanas ou gregas.

De acordo com o jornal grego Dimokratia, a decisão de Trump surge na sequência de um pedido conjunto dos Presidentes russo, Vladimir Putin, e turco, Recep Tayyip Erdogan e pode vir a aumentar a influência da Turquia na região.

A base de Alexandroupoli tem sido um ponto fulcral na estratégia militar dos EUA e da NATO, servindo como centro logístico vital para operações no sudeste da Europa, sobretudo graças à sua localização estratégica, próxima da fronteira com a Turquia e no Mar Egeu.

Há vários anos que a presença militar dos EUA em Alexandroupoli tem sido fonte de tensão com a Turquia.

Em 2021, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, chegou a afirmar que "a Grécia, como um todo, se transformou numa base militar dos EUA", referindo-se às numerosas instalações militares norte-americanas em Alexandroupoli.

Desde então, o Governo do ex-presidente norte-americano Joe Biden, procurou assegurar à Turquia que o destacamento de forças na área não era dirigido contra os interesses turcos na região.

O encerramento da base militar, se ocorrer, poderá ter implicações significativas para a dinâmica de poder regional.

Trump sempre tem defendido o abandono dos interesses militares em várias partes do globo, o que poderá ter um impacto significativo no planeamento estratégico de longo prazo da NATO no Mediterrâneo.

A imprensa grega tem noticiado que, numa tentativa de influenciar a política norte-americana, dissuadindo-a do encerramento da base militar em Alexandroupoli, Atenas contratou lobistas em Washington. AM

 





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Autoridades repatriam mais de 600 imigrantes da RDC

 Segunda, 31 Março de 2025 | 19h15

Níger retira-se da força militar do Lago Chade

 Segunda, 31 Março de 2025 | 19h06

Tios matam sobrinho por crença ao feiticismo

 Segunda, 31 Março de 2025 | 18h53

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+