Washington - Vários estados norte-americanos continuam este fim-de-semana sob alerta devido à possibilidade de novos tornados e fortes tempestades, depois de uma semana em que já morreram pelo menos onze pessoas em tornados pelo sul e centro do país, na região conhecida como 'Midwest'.
Segundo o aviso lançado há cerca de quatro horas pelos serviços nacionais de meteorologia, existe um "ligeiro risco de trovoadas intensas esta noite", sendo que "a principal ameaça continua a ser ventos fortes, embora um tornado isolado ainda seja possível".
Ao longo de sexta-feira, foram registados dezenas de tornados ao longo de cinco estados: Arkansas, Mississippi, Tennessee, Illinois, Iowa e Wisconsin. O serviço, citado pela ABC News, aponta para mais de 28 milhões de pessoas afectadas pelos avisos emitidos pelas autoridades.
A maioria dos mortos (5) foi registada no Arkansas, onde vários tornados deixaram um rasto de devastação pela capital estatal de Little Rock.
Uma das regiões mais afectadas foi a localidade de Wynne, no Arkansas, onde morreram quatro pessoas quando um tornado passou directamente pela cidade. As imagens aéreas, captadas pela agência Reuters, demonstram a destruição causada pela tempestade.
Além dos mortos, há a registar mais de 50 feridos no Arkansas, embora se estime que o número deve aumentar.
No Illinois, o teto de um teatro colapsou com a força do tornado, matando pelo menos uma pessoa e ferindo pelo menos 28 que se encontravam no interior do edifício.
As autoridades avisam que as tempestades devem continuar ao longo das regiões nordeste do país, esperando-se horas difíceis em estados como o Pensilvânia, Nova Iorque e ainda Nova Jérsia. Há avisos de tempestades de neve em estados mais no norte, como o Dakota do Sul e o Minnesota, com o vento e a neve a juntarem-se para criar condições extremamente adversas.