Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Equador: Directores de prisões detidos após apreensão de armas e drogas

     Mundo              
  • Luanda • Sábado, 05 Agosto de 2023 | 12h37

Uma operação policial e militar deteve na sexta-feira os diretores de duas prisões no Equador, após a descoberta de armas, dinheiro e drogas escondidos nos seus escritórios, anunciou a Procuradoria-Geral do país.

Os directores lideravam a Penitenciária do Litoral, a maior prisão do Equador, e o Centro de Detenção Provisória, ambos localizados no complexo penitenciário de Guayas, situado na cidade de Guayaquil, no sudoeste do país.

Além dos directores, cinco funcionários administrativos e cinco agentes penitenciários também foram detidos, numa operação realizada no âmbito do estado de emergência que se aplica a todas as prisões do Equador devido aos numerosos assassínios ali cometidos.

Agentes policiais e soldados, integrantes da operação, "encontraram armas, bombas, granadas, explosivos, dinheiro e drogas nos escritórios" dos detidos, anunciou o ministério público na rede social X (antigo Twitter).

A nota foi acompanhada de fotos que mostram espingardas e revólveres apreendidos, bem como soldados a remover partes do telhado do complexo prisional, sob o qual o arsenal estava escondido.

Também na sexta-feira, uma operação policial e militar apreendeu, na posse dos detidos nas duas prisões, 98 pistolas e outras armas, incluindo metralhadoras, um lançador de granadas e 88 cargas explosivas, assim como centenas de telemóveis, rádios e consolas de jogos.

A Penitenciária do Litoral, que alberga 5.600 reclusos, registou entre 23 e 25 de julho a morte de 31 detidos, em confrontos entre grupos rivais de crime organizado, que lutam pelo controlo da prisão, avançou o Ministério Público.

Um censo recente concluiu que as 36 prisões do Equador abrigam um total de 31.321 detidos, embora só tenham uma capacidade estimada para 30 mil pessoas.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Cunene recupera único caso de cólera

 Segunda, 10 Fevereiro de 2025 | 18h22

Angola prevê atingir 9 mil gigawatts de energia até 2027

 Segunda, 10 Fevereiro de 2025 | 18h17

Governador reitera disponibilidade dos funcionários

 Segunda, 10 Fevereiro de 2025 | 17h59

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+