Nova Iorque - O epidemiologista norte-americano Anthony Fauci deixou um alerta à população dos Estados Unidos sobre a evolução da pandemia no país, adiantando que o pior "ainda está para vir".
"Podemos muito bem enfrentar uma nova vaga após o Natal e Ano Novo. Ou seja, uma vaga por cima da presente vaga", afirmou no domingo o conselheiro sobre a Covid-19 nomeado pelo presidente eleito, Joe Biden, em declarações à CNN.
Reiterando que tempos difíceis aproximam-se, contudo, o director do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos disse continuar a acreditar que a vacina contra o novo vírus irá trazer uma grande melhoria ao quadro epidemiológico do país em Abril.
Apesar de ainda só terem sido administradas 1,9 milhões de doses de vacinas nos Estados Unidos, quando estavam previstas, inicialmente, 20 milhões até ao final do ano, Fauci considera, ainda assim, que o processo de vacinação irá acelerar nos próximos meses: "Acredito que irá apanhar a projecção na primavera".
O Estados Unidos são, neste momento, o país do mundo mais afectado pela pandemia, contando com mais de 18,7 milhões de casos e 330 mil mortos devido á Covid-19, desde o início da pandemia.