Cidade do México - Nove migrantes pertencentes a um grupo sequestrado na terça-feira enquanto viajava de autocarro no nordeste do México foram encontrados, revelaram as autoridades locais.
Os migrantes "foram encontrados a vaguear" numa parte rural da estrada que liga as localidades de Matehuala, no estado de San Luis Potosi, e Saltillo, em Coahuila, anunciou o Ministério da Segurança do Estado.
"Os migrantes faziam parte do grupo de pessoas privadas de liberdade no território do estado de San Luis Potosí", informou o ministério na sua página no Facebook. Primeiro, foram encontrados seis homens a pedir ajuda e, depois, outras três pessoas.
"Os estrangeiros resgatados têm entre 18 e 35 anos e são provenientes da Venezuela e das Honduras", acrescentou.
O ministro da Segurança de Nuevo Leon, Gerardo Palacios, adiantou, por seu lado, nas redes sociais que os nove migrantes "conseguiram escapar dos raptores (...) entrando no território de Nuevo Leon".
As autoridades locais já tinham anunciado o desaparecimento de migrantes que viajavam num veículo que foi encontrado abandonado no estado de Nuevo Leon.
O grupo sequestrado incluía 50 migrantes, além de dois motoristas mexicanos, e havia pedidos de resgate de 1.500 dólares (1.380 euros) por pessoa, segundo a Confederação Nacional de Transportadores.
O veículo, acrescenta a organização, tinha saído de Tapachula, no estado de Chiapas (sudeste), porta de entrada para migrantes sem documentos que chegam ao México vindos da Guatemala.
Em Abril, 35 pessoas, entre turistas e migrantes mexicanos, foram sequestradas enquanto cruzavam o estado de San Luis Potosi. Foram depois encontradas a bordo de cinco carrinhas, vigiadas por homens armados, numa área deserta.
No início de Maio, as autoridades mexicanas do estado de Sonora (nordeste) encontraram 10 migrantes colombianos que teriam sido sequestrados quando tentavam cruzar a fronteira com os Estados Unidos.
Este tipo de incidente multiplicou-se nos últimos meses, com o aumento do número de migrantes que tentam chegar aos Estados Unidos antes de expirar o Título 42, medida que impedia a entrada de migrantes nos EUA por causa da pandemia e que terminou na noite da passada quinta-feira.
A medida, adoptada em Março de 2020, permitia a expulsão imediata de migrantes sem visto, incluindo requerentes de asilo, em nome da emergência sanitária.