Ramala - O presidente do Conselho Nacional Palestino, Rawhi Fattouh, instou hoje o mundo a assumir suas responsabilidades mundiais jurídicas e morais ante o sofrimento dos habitantes da Faixa de Gaza, sob fogo israelira desde Outubro de 2023, informa a Presa Latina.
A comunidade internacional deve terminar “a guerra de genocídio, a limpeza das minorias étnicas e dos crimes israelitas”, afirmou o funcionamento ao anunciar as acções do exército e do governo de Benjamín Netanyahu.
Fattouh apelou para a apoio aos direitos do povo palestino à autodeterminação e encerrar décadas de ocupação.
Há que adoptar medidas práticas imediatas, que incluem a imposição de sanções a Israel, a responsabilização dos culpados desses crimes e a implementação das decisões dos tribunais internacionais, sublinhou.
Recentemente, a Corte Penal Internacional ordenou a prisão de Netanyahu e do ex-titular da Defesa Yoav Gallant.
Essa instância judicial acusou ambos os políticos israelitas de executar ataques intencionalmente contra civis, cometer homicídios e atacar pessoas por motivos raciais, nacionais, étnicos e religiosos.
Esta semana o presidente palestino, Mahmoud Abbas, reclamou mais uma vez o fim da agressão israelita contra o enclave costeiro e exigiu o cumprimento das resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre o conflito. ADR