Madrid - A Human Rights Activists News Agency (HRANA) denunciou nesta quinta-feira a detenção de mais uma jovem de 24 anos que se junta a outro cidadão espanhol, Santiago Sánchez, de 41 anos, que foi detido após visitar o túmulo de Mahsa Amini.
A espanhola Ana Baneira, de 24 anos, foi detida durante protestos no Irão a propósito da jovem curda-iraniana Mahsa Amini, que morreu após ser presa por usar o véu incorrectamente.
A notícia foi avançada pela Human Rights Activists News Agency (HRANA) e, segundo a Europa Press, trata-se da segunda detenção de um cidadão de nacionalidade espanhola.
"Desconhece-se o paradeiro de Baneira e a data em que foi detida. Uma fonte próxima da família informou a HRANA que foi detida nos últimos dias".
Fontes diplomáticas espanholas consultadas pela Europa Press indicaram que não podem confirmar a detenção da cidadã espanhola, mas que "a Embaixada está a acompanhar de perto todas as informações" e a tentar entrar em contacto com as pessoas afectadas e as famílias.
A HRANA menciona que, durante os protestos, as forças de segurança detiveram pelo menos dois cidadãos espanhóis.
Trata-se de Santiago Sánchez, de 41 anos, preso depois de visitar o túmulo de Mahsa Amini" em Saghez, e a própria Ana Baneira.