Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Cuba considera alívio de medidas pelos EUA "extremamente limitado"

     Mundo              
  • Luanda • Quinta, 09 Junho de 2022 | 09h51
Bandeira de Cuba
Bandeira de Cuba
Divulgacao

Havana - O governo cubano defendeu hoje, quinta-feira, que a nova regulamentação sobre viagens e envio de remessas desde os Estados Unidos para a ilha, oficializada por Washington, é "extremamente limitada" e mantém em vigor o embargo norte-americano.

"A publicação de alguns regulamentos sobre medidas anunciadas em 16 de Maio pelo governo dos Estados Unidos em relação a Cuba confirma a natureza extremamente limitada deste passo", referiu o ministro dos Negócios Estrangeiros de Cuba, Bruno Rodríguez, através de uma mensagem divulgada na rede social Twitter.

O chefe da diplomacia cubana sublinhou que se mantém "por completo" o embargo económico, financeiro e comercial aplicado pelos EUA a Cuba desde 1962, bem como os "aspectos mais agressivos" das mais de 240 sanções impostas pela administração do ex-presidente Donald Trump (2017-2021) para reforçar esta política.

O Departamento de Controlo de Activos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro norte-americano divulgou que as novas directrizes serão publicadas hoje no Registo Federal.

O governo liderado por Joe Biden modificou os regulamentos sobre viagens em grupo de norte-americanos para fins educacionais e o envio de remessas para Cuba, duas das medidas mais restritivas adoptadas durante o mandato de Trump.

Segundo os regulamentos oficializados esta quarta-feira pelo Departamento do Tesouro, os norte-americanos poderão viajar em grupos educacionais para a ilha, embora sob certas condições.

Continuam proibidas as viagens individuais e pessoais e as visitas para actividades turísticas.

Na semana passada, o Departamento de Transportes dos Estados Unidos autorizou voos comerciais daquele país para nove aeroportos cubanos fora de Havana.

Em 2019, o governo Trump tinha proibido as viagens aéreas comerciais desde os EUA para todas as cidades cubanas, com excepção de Havana e, em Agosto de 2020, acrescentou a suspensão do voos privados para todos os aeroportos da ilha, incluindo o da capital.

Em 16 de Maio, o Presidente Biden anunciou que o seu governo reverteria algumas das medidas impostas pelo antecessor, como a retoma dos voos comerciais para diferentes províncias cubanas ou a suspensão do limite de mil dólares por trimestre nas remessas.

O democrata divulgou ainda que seria restabelecido um programa de reunificação familiar, suspenso por anos, e que os serviços consulares e o processamento de vistos seriam aumentados, para que as famílias possam visitar os seus parentes em Cuba.

Na altura, o governo cubano qualificou as medidas anunciadas pelos Estados Unidos como um "passo limitado na direcção certa".

Durante a sua campanha para a eleição de 2020, Biden prometeu voltar ao degelo com Cuba iniciado por Barack Obama (2009-2017) e reverter muitas das sanções impostas por Trump, refere a Efe.

No entanto, o debate no seio da administração Biden parecia ter chegado a um impasse na sequência das manifestações antigovernamentais sem precedentes de 11 de Julho em Cuba, que levaram à imposição de sanções pelos EUA em punição pela prisão de alguns dos seus líderes e participantes.

Depois desses atritos, representantes dos Estados Unidos e de Cuba reuniram-se em Abril em Washington para discutir questões migratórias, no primeiro diálogo de alto nível entre os dois países desde a chegada de Biden à Casa Branca.



Tags


Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h23

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h20

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h17

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h14

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h11

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h07

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h05


Notícias de Interesse

Ana Dias Lourenço defende mulheres na liderança

 Segunda, 17 Fevereiro de 2025 | 09h30

MPLA no Zaire incentiva reabilitação de vias de acesso

 Segunda, 17 Fevereiro de 2025 | 08h55

Pinto da Costa vai hoje a enterrar

 Segunda, 17 Fevereiro de 2025 | 08h15

Angola regista 110 novos casos de cólera

 Segunda, 17 Fevereiro de 2025 | 03h25

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+