Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Cuba acusa EUA de cumplicidade activa no genocídio em Gaza

    Angop logo
     Mundo           
  • Luanda • Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 17h44
Mapa da Faixa de Gaza
Mapa da Faixa de Gaza
Divulgaçao

Genebra - O chefe da diplomacia cubana, Bruno Rodríguez, acusou hoje os Estados Unidos de cumplicidade no genocídio que disse estar a ser praticado por Israel em Gaza, ao discursar no Conselho de Direitos Humanos da ONU, noticia a Lusa, no Minuto ao Minuto.

"Os Estados Unidos, cúmplice activo do genocídio israelita em Gaza, questionam a permanência na agenda do Conselho de um tema prioritário e histórico, como é a flagrante violação dos direitos humanos do povo palestiniano", afirmou.

Rodríguez reiterou a solidariedade de Cuba para com os palestinianos e denunciou as tentativas dos países ocidentais de transformar o Conselho de Direitos Humanos (CDH) "num repressor dos países que não se subordinam aos seus interesses".

O Presidente norte-americano, Donald Trump, decretou o fim da colaboração e a não-participação de Washington em alguns organismos da ONU, incluindo o CDH, de que já tinha retirado o país em 2018, no primeiro mandato (2017-2011).

O Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas iniciou hoje seis semanas de debates sobre crises e conflitos no mundo na sede em Genebra, Suíça.

O ministro dos Negócios Estrangeiros cubano manifestou-se alarmado com "o avanço das plataformas conservadoras e neofascistas" no mundo e disse que se registou "um retrocesso de décadas nos direitos fundamentais" nos países desenvolvidos.

Destacou em particular a igualdade das mulheres, os direitos sexuais e reprodutivos, e os direitos dos afrodescendentes, das minorias étnicas e dos migrantes.

"O direito à vida está em grave perigo", alertou Bruno Rodríguez, citado pela agência espanhola EFE.

Referiu também que "a Carta das Nações Unidas, o direito internacional e o multilateralismo estão a ser ameaçados, enquanto a coerção económica e a subversão política estão a ser impostas como métodos de relações internacionais".

Rodríguez apelou ao CDH da ONU para "defender mais fortemente uma ordem internacional justa e democrática que garanta a paz e o equilíbrio no mundo".

Em relação a Cuba, reafirmou que o governo norte-americano está a aplicar "uma política de máxima pressão" contra o país, "deteriorando o consumo, o rendimento e o nível de vida das famílias cubanas".

Aludiu ainda à divulgação de "inúmeras provas" de que Washington usa entidades como a USAID "para financiar organizações, meios de comunicação social, laboratórios de inteligência artificial e plataformas tecnológicas que usam a protecção dos direitos humanos como fachada".

"É um assunto sério e pertinente para este Conselho e para o seu mandato, pois demonstra a duplicidade de critérios e o oportunismo com que a questão dos direitos humanos tem sido usada para subverter governos soberanos", acrescentou. AM

 





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Militar das FAA condenado por corrupção na Huíla 

 Segunda, 31 Março de 2025 | 13h57

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+