Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

COVID-19: Vacina Sputnik Light de uma dose é registada na Rússia

    Angop logo
     Mundo           
  • Luanda • Quinta, 06 Maio de 2021 | 16h23

Moscovo - A vacina russa contra a covid-19 Sputnik Light, de uma dose, acaba de ser registada na Rússia, informou o Fundo local de Investimentos Directos (RFPI).

  •  

A sua eficácia é de 79,4 porcento, o que é superior a muitas vacinas de duas doses, disse o desenvolvedor de imunizante.

"O Ministério da Saúde da Rússia, o Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya e o RFPI anunciam o registo da vacina de uma dose Sputnik Light contra a infecção do novo coronavírus", indica o comunicado do RFPI.

A eficácia da vacina foi calculada com base nos dados dos cidadãos russos que tomaram apenas uma dose da vacina no âmbito do programa de vacinação em massa, e não receberam a segunda injecção devido a qualquer causa no período de 5 de Dezembro de 2020 a 15 de Abril de 2021.

"A eficácia da vacina Sputnik Light, de uma dose, correspondeu a 79,4% a partir do 28º dia do recebimento do imunizante. O indicador de eficácia de cerca de 80% é superior aos indicadores de eficácia de muitas vacinas requerentes de duas injecções", conforme o comunicado.

Os ensaios clínicos mostraram que a vacina Sputnik Light é eficaz contra todas as novas cepas da COVID-19. Além disso, o RFPI informou que não foi identificado nenhum evento adverso nas pessoas que receberam o imunizante.

.

"A vacinação de pessoas imunes ao SARS-CoV-2 com o imunizante Sputnik Light estimula em mais de 40 vezes o aumento de anticorpos IgG em 100% dos voluntários no 10º dia após a imunização", segundo o comunicado.

A probabilidade de um vacinado com a Sputnik Light pegar COVID-19, a partir do 28º dia do recebimento do imunizante, corresponde a 0,277 porcento. Levando em consideração o mesmo período de tempo, o risco para adultos não vacinados de se infectar é de 1,349 porcento.

A vacina Sputnik Light é adequada tanto para primeira vacinação e revacinação quanto para aumento da eficácia combinado com outras vacinas, disse o director do Centro Gamaleya, Aleksandr Gintsburg.

Gintsburg afirmou que a Sputnik Light ajudará a evitar a propagação da COVID-19 graças à imunização mais rápida de maiores grupos da população.

"Um regime de aplicação de um componente permite que um grande número de pessoas sejam vacinadas em um curto espaço de tempo, o que é especialmente importante durante a fase aguda de disseminação de focos de infecção por coronavírus entre a população e para atingir a imunidade de rebanho mais rapidamente", disse o director-geral do RFPI, Kirill Dmitriev.

A Sputnik Light não requer condições especiais de armazenamento e logística e custa menos de 10 dólares.

A vacinação com apenas uma injecção permite em curto prazo imunizar maiores grupos da população e diminuir os picos epidemiológicos.

A Sputnik Light é feita do primeiro componente (adenovírus humano recombinante sorotipo 26 (Ad26)) da vacina Sputnik V, que foi a primeira vacina a ser registada no mundo contra o coronavírus.

Até 5 de Maio, mais de 20 milhões de pessoas já foram vacinadas com o primeiro componente da vacina Sputnik V em todo o mundo. Ao mesmo tempo, não houve casos de trombose venosa cerebral (TVC). A produção do primeiro componente atende aos padrões mais rígidos com um procedimento de limpeza completo e quatro estágios de filtração (dois estágios cromatográficos e dois estágios de filtração tangencial).

A vacina Sputnik Light foi criada com base na plataforma estudada e testada de vectores adenovirais humanos, cujas vantagens importantes são a segurança, a eficácia e a ausência de consequências negativas de longo prazo, confirmadas em mais de 250 estudos clínicos conduzidos no mundo ao longo de duas décadas (sendo que o uso de adenovírus nas vacinas humanas começou em 1953).

Mas, a vacina Sputnik V de dois componentes continua a ser a principal opção de imunização da população russa.





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Maquis vence e mantém-se invicto no Girabola2024-25

 Sábado, 29 Março de 2025 | 20h34

Terramotos em Mianmar já deixaram mais de mil mortos

 Sábado, 29 Março de 2025 | 20h28

Cinco mil mangais serão plantados em Cacuaco

 Sábado, 29 Março de 2025 | 20h08

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+