Brasília - O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, é o único líder do grupo de países das 20 maiores economias do mundo (G20) que ainda não recebeu nenhuma vacina contra a Covid-19, noticiou o canal de televisão CNN Brasil.
O chefe de Estado do Brasil, 66 anos, prestou, nos últimos meses, declarações divergentes sobre a sua intenção de receber doses de imunizantes contra a Covid-19, afirmando que só tomaria vacina depois "que o último brasileiro for vacinado".
A China é o único país do G20 que não divulga informações sobre assuntos ligados à saúde de seu líder, o presidente Xi Jinping.
Veja a lista dos outros líderes do G20 já vacinados contra a Covid-19:
Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul
Vacinado a 17 de Fevereiro deste ano, o presidente da África da Sul tem 68 anos e recebeu o imunizante de dose única da Janssen Farmacêutica.
Angela Merkel, chanceler da Alemanha
A chanceler da Alemanha, 66 anos, recebeu a primeira dose da vacina no dia 15 de Abril. O imunizante aplicado foi o da AstraZeneca. Em 22 de Junho, Merkel recebeu a segunda dose, mas da vacina da Moderna. Na Alemanha, o Ministério da Saúde aprovou a prática de 'misturar' vacinas na primeira e na segunda aplicações.
Salman bin Abdulaziz Al Saud, rei da Arábia Saudita
No dia 8 de Janeiro, o rei da Arábia Saudita recebeu a primeira dose da vacina da Pfizer. O monarca tem 85 anos, e não houve notícia a respeito de uma eventual aplicação de segunda dose.
Alberto Fernández, presidente da Argentina
O presidente da Argentina recebeu a primeira dose da vacina Sputnik em 21 de janeiro deste ano. A segunda dose foi aplicada no dia 11 de Fevereiro. Fernández tem 62 anos.
Scott Morrison, primeiro-ministro da Austrália
O primeiro-ministro da Austrália tem 53 anos e recebeu as duas doses da vacina da Pfizer. A primeira dose foi aplicada em 21 de Fevereiro, enquanto a segunda aplicação ocorreu em 13 de Março.
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá
No Canadá, o primeiro-ministro Justin Trudeau, de 49 anos, recebeu duas doses do imunizante da AstraZeneca. A primeira em 23 de Abril, e a segunda no dia 2 de Julho.
Moon Jae-in, presidente da Coreia do Sul
A vacina da AstraZeneca também foi o imunizante aplicado no presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, que recebeu a primeira dose no dia 22 de Março e a segunda no dia 30 de Abril de 2021. O chefe do estado sul-coreano tem 68 anos.
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos
Líder da maior economia do mundo, Joe Biden (78 anos) recebeu a primeira dose da vacina da Pfizer no dia 21 de Dezembro de 2020. A segunda dose foi aplicada em 11 de Janeiro. Biden é um enfático defensor da imunização dos americanos.
Emmanuel Macron, presidente da França
O presidente francês, 43 anos, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no dia 31 de Maio, sem revelar qual a fabricante da vacina. A França enfrenta resistência de parte da população em relação aos imunizantes, e Macron instituiu vacinação obrigatória para determinadas classes profissionais. O presidente também vai obrigar os franceses a portar um "passaporte sanitário", necessário para ter acesso a locais como cinemas, cafés e museus.
Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia
Aos 70 anos, Modi já recebeu as duas doses do imunizante Covaxin. A primeira aplicação ocorreu em 28 de Fevereiro, e a segunda em 7 de Abril.
Joko Widodo, presidente da Indonésia
O presidente da Indonésia, Joko Widodo, tem 60 anos e foi a primeira pessoa de seu país a receber uma dose de imunizante contra a Covid-19, no caso, a vacina Coronavac, em 13 de Janeiro deste ano. A segunda dose foi aplicada no mandatário no dia 27 de Janeiro.
Mario Draghi, primeiro-ministro da Itália
Aos 73 anos, o primeiro-ministro da Itália fez como a chanceler da Alemanha e recebeu primeiro uma dose da AstraZeneca, em 30 de Março, e depois uma dose da vacina da Pfizer, em 23 de Junho.
Yoshihide Suga, primeiro-ministro do Japão
O primeiro-ministro do Japão tem 72 anos. Recebeu duas doses da vacina da Pfizer: a primeira no dia 20 de Abril de 2021, e a segunda no dia 15 de Junho.
Andrés Manuel Lopez Obrador, presidente do México
Conhecido pela sigla AMLO, Lopez Obrador recebeu duas doses da vacina da AstraZeneca, nos dias 20 de Abril e 15 de Junho. O chefe do Executivo do México tem 67 anos.
Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido
Chefe de governo de um dos países com vacinação mais adiantada do mundo, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, também recebeu duas doses da vacina AstraZeneca. Aos 57 anos, recebeu a primeira dose no dia 19 de Março e a segunda no dia 3 de Junho.
Vladimir Putin, presidente da Rússia
O chefe do governo russo tem 68 anos e foi vacinado com duas doses da vacina Sputnik, produzida em seu país. A primeira dose foi aplicada no dia 23 de Março e a segunda no dia 14 de Abril.
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia
O presidente da Turquia foi outro líder a ser vacinado com a Coronavac. Erdogan tem 67 anos e recebeu a primeira dose no dia 14 de Janeiro deste ano. A segunda aplicação ocorreu em 11 de Fevereiro.
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia
Aos 62 anos, a presidente da Comissão Europeia recebeu uma dose de vacina contra a Covid-19 no dia 15 de Abril, sem dizer qual empresa produziu o imunizante. Na ocasião, comemorou a marca de 100 milhões de doses aplicadas na União Europeia.