Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Coreia do Sul vai desenvolver interceptor de mísseis

     Mundo              
  • Luanda • Sábado, 10 Fevereiro de 2024 | 12h02
Bandeira da Coreia do Sul
Bandeira da Coreia do Sul
Divulgação

Seul - Coreia do Sul planeia desenvolver este ano um interceptor de mísseis para instalar em navios, com o objectivo de combater ameaças militares da Coreia do Norte, informou hoje a agência de notícias Yonhap.

A Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA, na sigla inglesa) quer iniciar a investigação e o desenvolvimento do dispositivo este ano.

 Pretendendo com isso incorporá-lo num contratorpedeiro de próxima geração que está a ser desenvolvido, ainda de acordo com a agência sul-coreana.

O desenho do míssil está orientado para que tenha um desempenho superior ao do míssil SM-2, actualmente utilizado pela marinha.

A DAPA não forneceu mais pormenores sobre o dispositivo, excepto se vai ser produzido pelo fabricante norte-americano Raytheon e terá um alcance de cerca de 166 quilómetros.

As autoridades de defesa sul-coreanas aprovaram, no ano passado, um projecto de 690 mil milhões de won (cerca de 480 milhões de euros), a concluir em 2030 para desenvolver o "Ship-to-Air Missile-II", concebido para abater mísseis de cruzeiro e aviões.

Este projecto surge numa altura em que a Coreia do Norte está a desenvolver novos sistemas de armamento.

Após o fracasso das conversações para a desnuclearização com Washington, em 2019, Pyongyang adoptou um plano de modernização do armamento com a instalação de satélites militares e inúmeros testes de mísseis, recusou reatar o diálogo e procurou estreitar os laços com China e Rússia.

Seul e Washington reforçaram a cooperação militar com Tóquio e fortaleceram o mecanismo de dissuasão, multiplicando as manobras conjuntas e implantando cada vez mais meios estratégicos dos EUA na península. CNB/GAR





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Cuba acusa EUA de cumplicidade activa no genocídio em Gaza

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 17h44

Angolana eleita para o Comité Executivo da ACNOA

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 17h43

PL quer políticas de redução do custo da cesta básica

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 17h20

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+