Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Coreia do Sul/Eleições: Sondagens dão vitória expressiva da oposição

     Mundo              
  • Luanda • Quarta, 10 Abril de 2024 | 12h04
Bandeira da Coreia do Sul
Bandeira da Coreia do Sul
Divulgação

Seul - O Partido Democrático (PD), principal força da oposição, poderá aumentar a maioria no parlamento sul-coreano após as eleições legislativas de hoje, segundo sondagens à boca da urna divulgadas pelas televisões sul-coreanas.

De acordo com as previsões, o conjunto dos partidos da oposição poderá obter uma "super maioria" de pelo menos 200 lugares em 300 na Assembleia Nacional, noticiou a agência francesa AFP.

A confirmar-se, será suficiente para contrariar o poder de veto do Presidente conservador, Yoon Suk-yeol, ou mesmo para o destituir.

As sondagens anteriores às eleições mostravam o partido de Yoon, o Partido do Poder Popular PPP), ligeiramente atrás do PD, que detém actualmente 142 dos 300 lugares na Assembleia Nacional.

O PD (centro-esquerda), de Lee Jae-myung, e os seus partidos aliados poderão conquistar até 197 lugares, contra 156 no parlamento cessante.

O PPP deverá obter entre 85 e 99 lugares, contra os actuais 114.

Um novo partido antissistema, o Rebuilding Korea, do antigo ministro da Justiça Cho Kuk, que está a cumprir uma pena de dois anos de prisão por corrupção, da qual recorreu, deverá obter entre 12 e 14 lugares.

Os analistas esperam que Cho junte forças com os democratas para formar uma "super maioria" contra o PPP, segundo a AFP.

As sondagens foram realizadas pelos três principais canais de televisão da Coreia do Sul, junto de cerca de 360 mil eleitores em todo o país.

A confirmarem-se, os resultados auguram um final de mandato complicado para Yoon, que foi eleito por pouco contra Lee, em 2022, e foi impedido de aplicar o seu programa de direita por falta de uma maioria parlamentar. JM





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Angola faz progressos na promoção da igualdade de género

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 18h37

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+