Seul - A Coreia do Sul colocou em órbita um terceiro satélite espião, a partir dos Estados Unidos, disse hoje o Ministério da Defesa, quando o país está a reforçar a vigilância sobre a Coreia do Norte.
O satélite de reconhecimento, de fabrico sul-coreano, foi lançado, no sábado, a bordo do foguetão SpaceX Falcon 9, que descolou às 20h34 (13h34 em Angola) da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, indicou.
Cerca de duas horas depois do lançamento, o aparelho conseguiu comunicar com uma estação terrestre.
Este é o terceiro satélite militar lançado pela Coreia do Sul, no âmbito do plano de estabelecer uma rede independente de cinco satélites espiões até 2025 para melhorar a vigilância da Coreia do Norte.
Até aqui, a Coreia do Sul dependia das imagens de satélite dos EUA sobre o país vizinho.
O Ministério da Defesa sul-coreano acrescentou que os lançamentos anteriores permitiram "uma identificação mais precisa e mais rápida das provocações norte-coreanas".
A Coreia do Sul lançou o primeiro satélite militar em Dezembro do ano passado, também a partir da mesma base na Califórnia.
O segundo foi lançado em Abril, a partir do Centro Espacial Kennedy, na Florida.
Enquanto o primeiro satélite está equipado com sensores electro-óticos e de infravermelhos para captar imagens detalhadas da superfície da Terra, o segundo tem sensores de radar de abertura sintética (SAR) que captam dados utilizando microondas e independentemente das condições meteorológicas.
O terceiro dispositivo está igualmente equipado com sensores SAR, disse o Ministério da Defesa. JM