Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Coreia do Norte e Rússia concordam em expandir cooperação económica

     Mundo              
  • Luanda • Quinta, 21 Novembro de 2024 | 09h19
Arte das Bandeiras da Coreia do Norte (à esq.) e da Rússia
Arte das Bandeiras da Coreia do Norte (à esq.) e da Rússia
Arte: Ovaldo Pedro-ANGOP

Pyongyang - Coreia do Norte e a Rússia chegaram a um novo acordo para expandir a cooperação económica, após conversações em Pyongyang esta semana, informou hoje a agência de notícias oficial norte-coreana (KCNA).

A KCNA não revelou detalhes do acordo assinado quarta-feira entre dirigentes governamentais da Coreia do Norte e uma delegação liderada pelo ministro dos Recursos Naturais e Ecologia da Rússia, Alexandr Kozlov.

A agência de notícias pública russa TASS tinha dito terça-feira que após uma ronda anterior de negociações, os dois países concordaram em aumentar o número de voos fretados, para promover o turismo.

Kozlov, que chegou à Coreia do Norte no domingo, reuniu-se com o líder norte-coreano Kim Jong-un e com o principal responsável económico do país, o primeiro-ministro Kim Tok-hun, antes de regressar à Rússia na quarta-feira, informou a KCNA.

Durante a visita de Kozlov, o Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou a doação ao Jardim Zoológico Central de Pyongyang de mais de 70 animais, incluindo leões, ursos e várias espécies de aves, avançou a TASS.

Putin visitou a Coreia do Norte em Junho, na sua primeira deslocação ao país em 25 anos.

A Coreia do Sul tem alertado para um aumento significativo da cooperação militar entre a Rússia e a Coreia do Norte, na sequência da assinatura de um acordo de parceria estratégica entre os dois países.

O acordo, que inclui uma cláusula de defesa mútua em caso de ataque, foi assinado depois de Vladimir Putin e Kim Jong-un se terem encontrado em Setembro no extremo leste da Rússia.

Seul calcula que Pyongyang já tenha enviado 11 mil soldados para a Rússia, dos quais cerca de três mil se encontram no oeste do país.

Na quarta-feira, os serviços secretos sul-coreanos confirmaram um aumento do envio de armas norte-coreanas para a Rússia para serem utilizadas na guerra contra a Ucrânia.

A informação foi dada pelo Serviço Nacional de Informações à Comissão de Informações da Assembleia Nacional, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Os serviços secretos precisaram que a Coreia do Norte enviou para a Rússia artilharia de longo alcance, incluindo obuses auto-propulsados de 170 milímetros (mm) e lançadores múltiplos de foguetes de 240 mm.

A medida surge depois de militares norte-coreanos enviados para território russo terem começado a envolver-se em confrontos com tropas ucranianas, juntamente com as forças russas, segundo a Yonhap.

Kim Jong-un afirmou recentemente que os Estados Unidos e outros países ocidentais lançaram uma guerra contra a Rússia "utilizando a Ucrânia como tropas de choque".

O líder norte-coreano alertou para o risco de uma terceira guerra mundial devido às acções de EUA em várias partes do mundo. GAR





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47


Notícias de Interesse

Bengo com baixa captura de pescado em 2024

 Sexta, 22 Novembro de 2024 | 13h57

Angola no pote três do sorteio do CAN´2025

 Sexta, 22 Novembro de 2024 | 13h54

Campanha contra pólio em Cabinda supera expectativas

 Sexta, 22 Novembro de 2024 | 13h46

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+