Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Coreia do Norte ameaça responder a Coreia do Sul e EUA com acção ofensiva

     Mundo              
  • Luanda • Quinta, 06 Abril de 2023 | 09h40
Arte das bandeiras da Coreia do Sul (esq.) e dos EUA
Arte das bandeiras da Coreia do Sul (esq.) e dos EUA
Arte de Osvaldo Pedro

Pyongyang - A Coreia do Norte ameaçou hoje responder à intensificação dos exercícios militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul com uma "acção ofensiva", informou a agência de notícias oficial do país, a KCNA.

A ameaça foi feita um dia depois de os Estados Unidos terem enviado bombardeiros B-52, com capacidade nuclear, para a península coreana, para exercícios aéreos conjuntos com aviões de guerra sul-coreanos, na mais recente demonstração de força contra Pyongyang.

A tensão aumentou nas últimas semanas, com a intensificação dos exercícios militares de EUA e da Coreia do Sul.

A KCNA disse que os exercícios militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, tal como o destacamento de meios militares avançados norte-americanos, transformaram a península numa "enorme mina de pólvora que pode explodir a qualquer momento".

Segundo um comentário de um académico citado pelo KCNA, as provocações militares dos belicistas, liderados pelos EUA, ultrapassaram o limite da tolerância, tendo essa realidade aguarda uma posição e resposta mais explícitas das capacidades de defesa da Coreia do Norte.

De acordo com esse académico, a Coreia do Norte vai continuar a mostrar responsabilidade e confiança na missão crucial de dissuasão da guerra, através de acção ofensiva.

O representante especial dos EUA para a Coreia do Norte, Sung Kim, inicia durante o dia, em Seul, conversações com as autoridades sul-coreanas e japonesas, de forma a coordenar uma resposta à intensificação do desenvolvimento de armas norte-coreanas e ameaças de conflito nuclear.

Após encontros previstos com o ministro dos Negócios Estrangeiros sul-coreano, Park Jin, e outras autoridades do país, Sung Kim vai participar, na sexta-feira, numa reunião com os enviados nucleares sul-coreanos e japoneses, de acordo com o Governo sul-coreano.

Só em Março, Pyongyang disparou quase 20 mísseis em sete eventos distintos, incluindo um míssil balístico intercontinental, com potencial para alcançar território norte-americano, e várias armas de alcance mais curto, projectadas para realizar ataques nucleares contra alvos sul-coreanos.CNB/ GAR





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

FAS disponibiliza KZ 21 milhões para cooperativas agrícolas

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 16h00

Angola participa no Conselho de direitos humanos da ONU

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 15h54

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+