Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Conselho de Segurança marca reunião de emergência sobre ataques dos EUA

     Mundo              
  • Luanda • Domingo, 04 Fevereiro de 2024 | 09h12
Sede da ONU, em Nova Iorque
Sede da ONU, em Nova Iorque
Divulgação

Nações Unidas - O Conselho de Segurança da Organização Nações Unidas (ONU) marcou para segunda-feira, 5, uma reunião de emergência sobre os ataques dos Estados Unidos contra alvos na Síria e no Iraque, anunciou a agência France-Presse (AFP), que cita fontes diplomáticas.

Neste sábado, o representante permanente da Rússia na ONU, Dmitry Polyanskiy, disse que Moscovo "pediu uma reunião urgente" para "discutir ameaças à paz internacional e segurança dos ataques dos EUA contra o Iraque e a Síria".

Também a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, argumentou que "é óbvio que os ataques aéreos são deliberadamente desenhados para inflamar mais o conflito" entre Israel e o Hamas.

"Ao atacar, quase sem pausa, as instalações de alegados grupos pró-Irão no Iraque e na Síria, os Estados Unidos estão propositadamente a tentar levar os maiores países na região para o conflito", afirmou.

Na noite de sexta-feira, os Estados Unidos lançaram uma série de ataques contra 85 alegadas posições de milícias pró-iranianas na Síria e no Iraque, em retaliação pela morte, no fim-de-semana passado, de três soldados norte-americanos na fronteira entre a Síria e a Jordânia.

Também no mesmo dia o alto-representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros defendeu que os bombardeamentos dos Estados Unidos no Iraque e na Síria contribuíram para a escalada das tensões no Médio Oriente e pediu contenção.

"Era expectável. Expectável uma retaliação dos EUA em resposta aos ataques que sofreram recentemente. Foi até anunciado [...]. Certamente, cada ataque contribui para a escalada", sustentou Josep Borrell, em conferência de imprensa, no final de uma reunião informal dos ministros da UE com a pasta da diplomacia, incluindo João Gomes Cravinho, em Bruxelas. JM





Fotos em destaque

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 14h02


Notícias de Interesse

Angola no pote 3 do CHAN´2025

 Segunda, 06 Janeiro de 2025 | 14h13

Habitantes na Lunda-Norte optimistas com nova DPA

 Segunda, 06 Janeiro de 2025 | 13h57

IGAE recepciona mais de 200 denúncias no Cuanza-Norte

 Segunda, 06 Janeiro de 2025 | 13h55

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+