Kiev - Membros da Igreja Ortodoxa da Ucrânia protestaram, na quinta-feira, contra a sua expulsão do Kiev Pechersk Lavra, também conhecido como se tratando do Mosteiro de Kiev, informou o Site Notícias ao Minuto.
As imagens do momento que pode ver na galeria acima mostram os crentes a impedir as autoridades ucranianas de entrar no mosteiro, com o intuito de concretizar a expulsão.
O protesto surge depois da Igreja Ortodoxa Ucraniana, uma das duas igrejas ortodoxas orientais da Ucrânia e que apresenta, também, ligações a Moscovo, ter sido obrigada a abandonar o Mosteiro até esta quarta-feira na sequência do maior escrutínio das autoridades ucranianas motivado pela invasão russa.
Porém, facto é que alguns clérigos e membros da igreja resistiram à expulsão, insistindo que a igreja já não está sob a jurisdição eclesiástica da Igreja Ortodoxa Russa.
Desde o início da guerra, que se iniciou a 24 de Fevereiro do ano passado, os países da Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN) e da União Europeia apressaram-se a disponibilizar apoio financeiro, militar e humanitário para ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão da Rússia.
Até agora, mais de oito mil civis já morreram, ao passo que mais de 13 mil ficaram feridos na sequência dos combates no terreno, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU). CNB/CS