Riade - Palestrantes na COP16 da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, que ocorre na Arábia Saudita, alertaram que acções precisam ser tomadas para proteger a vida na Terra.
“A maneira como administramos nossa terra hoje determinará directamente o futuro da vida na Terra”, disse o subsecretário-geral e secretário Executivo da UNCCD, Ibrahim Thiaw, citado pelo canal Africanews.
A reunião da COP16 em Riad acontecerá de 2 a 13 de Dezembro sob o tema: “Nossa Terra. Nosso Futuro”.
O evento tem como objectivo reunir líderes mundiais, especialistas e representantes comunitários de todo o mundo para trabalhar pela restauração da terra e combater a desertificação.
A agência meteorológica da ONU relatou em Outubro que 2023 foi o ano mais seco em mais de três décadas para os rios do mundo, já que o ano recorde de calor resultou na secagem dos fluxos de água e contribuiu para secas prolongadas em alguns lugares.
O mundo enfrentou o ano mais quente já registado em 2023, e o verão deste ano também foi o mais quente de todos os tempos — levantando sinais de alerta para um possível novo recorde anual em 2024.
O aquecimento global está levando a padrões de chuva irregulares, calor extremo e períodos de seca.
“Pela primeira vez na história da humanidade no planeta Terra, somos cientificamente forçados a considerar o seguinte risco”, alertou o cientista sueco Johan Rockström, falando durante a COP16 em Riad.
“Estamos atualmente na metade da década decisiva que muito provavelmente determinará o futuro da humanidade por muitas gerações futuras”, disse Rockström. ADR