Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

China condena sanções contra a Tailândia devido à deportação de uigures

    Angop logo
     Mundo              
  • Luanda • Segunda, 17 Março de 2025 | 11h14
Bandeira da China
Bandeira da China
Divulgação

Beijing - A China criticou hoje as sanções impostas pelos Estados Unidos aos funcionários tailandeses envolvidos na deportação de 40 cidadãos chineses e acusa Washington de politizar a cooperação entre os países em matéria de segurança.

"A deportação forçada e indiscriminada de imigrantes ilegais pelos Estados Unidos contrasta fortemente com as suas tentativas de atacar, difamar e impor sanções contra a cooperação legítima entre outros países em matéria de aplicação da lei", noticiou o site Noticias ao Minuto.

 

Trata-se de um acto típico de assédio, declarou hoje a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Mao Ning, em conferência de imprensa.

Mao Ning rejeitou o que chamou de "difamação maliciosa" e descreveu as restrições impostas por Washington aos funcionários tailandeses como "ilegais", afirmando que a cooperação entre a China e a Tailândia foi efectuada "no âmbito das leis chinesas e tailandesas, do direito internacional e das normas globais".

Mao argumentou que as 40 pessoas repatriadas "deixaram a China ilegalmente" e ficaram "retidas na Tailândia durante 10 anos".

Segundo ele, o Governo chinês tem a responsabilidade de proteger os seus cidadãos, ajudá-los a reunir-se com as suas famílias e facilitar a sua reintegração na sociedade.

A porta-voz também criticou a posição de Washington, lembrando que, no ano fiscal de 2024, as autoridades norte-americanas deportaram mais de 270 mil imigrantes ilegais de 192 países, o número mais elevado desde 2014.

"Os EUA usam os Direitos Humanos para manipular questões sociais, interferir nos assuntos internos da China e interromper a cooperação normal no âmbito da aplicação da lei", disse.

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciou recentemente sanções contra funcionários e ex-funcionários tailandeses pelo seu papel na deportação de 40 membros da minoria étnica chinesa de origem muçulmana uigur para a China.

Argumentando que Washington está "empenhado em combater os esforços da China para pressionar os governos a deportar à força os uigures e outros grupos" que os EUA dizem enfrentar abusos no gigante asiático.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Tailândia defendeu no sábado a deportação, afirmou que o processo foi realizado "seguindo os princípios humanitários".

Reiterou que Banguecoque "esclareceu este assunto em várias ocasiões com os países que manifestaram preocupação", sublinhando que a relação com os EUA deve basear-se no "respeito mútuo".

Nos últimos anos, várias organizações de defesa dos Direitos Humanos e governos ocidentais acusaram a China de reprimir os uigures e de deter milhares de membros da comunidade muçulmana em centros destinados a privá-los da sua cultura. CQ/GAR

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h23

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h20

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h17

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h14

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h11

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h07

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h05


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+