Luanda - A China atingiu a 11ª posição no Índice Global de Inovação, tornando-se numa das economias que mais avançou em termos de inovação nos últimos 10 anos, disse neste sábado, em Luanda, o embaixador da China em Angola, Zhang Bin.
O diplomata, que falava na cerimónia de celebração do início do novo chinês (ano da serpente - 2025), referiu que o seu país, em 2024, avançou de maneira sólida em direcção ao desenvolvimento de alta qualidade, tendo o Produto Interno Bruto (PIB) ultrapassado os 130 triliões de yuans ( 1 yuan equivale a 124,53 kwanzas).
Esses dados, salientou, fizeram com que a china contribuísse com cerca de 30 porcento para o crescimento económico global.
Segundo Zhang Bin, a economia chinesa não apenas cresceu em escala, mas também se destacou pela melhoria na qualidade e que características como a inovação, sustentabilidade e fortalecimento tornaram-se ainda mais evidentes.
Informou que, em 2024, a produção de grãos na China atingiu mil milhões de quilogramas, a produção anual de veículos eléctricos ultrapassou, pela primeira vez, 10 milhões de unidades e o de empresas manufactureiras superou os seis milhões.
Avançou ainda que o volume anual de negócios de entregas expressas passou de 150 mil milhões de peças e o número de usuários de telefones móveis 5G ultrapassou um milhão.
Na vertente diplomática, o embaixador chinês referiu que a China trabalhou activamente para aprofundar a solidariedade e a cooperação entre os países do sul global.
A construção conjunta da iniciativa “cinturão e rota” continuou a progredir de maneira sólida e o fórum de cooperação China-África, realizado em Beijing, consolidou ainda mais os laços, frisou.
Como maior motor de crescimento económico global, disse, a China procurou alinhar-se activamente com as normas internacionais de alto padrão no comércio e nos investimentos.
Danças do leão e do dragão, música, bem como uma feira onde estiveram expostos pratos típicos da culinária chinesa marcaram as celebrações do inicio do ano novo chinês, em Luanda.
Também conhecido como Ano Lunar, o ano novo Chinês é a celebração mais importante na China e marca o inicio de um novo ano de acordo com o calendário chinês. Este ano - o da serpente - as celebrações vão durar até 4 de Fevereiro.
Estiveram presentes no evento representantes do corpo diplomático acreditado em Angola, membros da sociedade civil, bem como da comunidade chinesa em Angola.CS