Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Buscas para resgatar 13 mineiros na Rússia chegam ao fim sem êxito

     Mundo              
  • Luanda • Segunda, 01 Abril de 2024 | 12h59
Rússia: Vista parcial do edifício do Kremilim em Moscovo
Rússia: Vista parcial do edifício do Kremilim em Moscovo
Divulgação

Moscovo - Autoridades russas terminaram as operações destinadas a encontrar 13 mineiros desaparecidos no deslizamento de terras ocorrido há mais de duas semanas no Extremo Oriente russo.

No entanto,  os socorristas não conseguiram chegar ao local do desabamento, segundo a Reuters.

Os mineiros, especializados na escavação de túneis, ficaram presos a uma profundidade de 125 metros devido a um deslizamento de terras ocorrido a 18 de Março numa mina de ouro na região de Amur.

Centenas de socorristas foram enviados para o local para remover os escombros e escavar túneis para tentar chegar ao ponto do desastre, mas hoje "foi tomada a decisão de parar a operação de salvamento na mina Pionnier", disse fonte da Pokrovski Roudnik, a empresa que gere o local, citada pela agência noticiosa Interfax.

Segundo a companhia, "os resultados da perfuração mostraram que as galerias onde os mineiros poderiam estar estavam cheias de rocha e água".

Esta situação colocou os socorristas e os empregados da mina envolvidos nas operações de busca dos mineiros "em perigo de vida", acrescentou a empresa.

As autoridades já tinham indicado que as operações de salvamento eram complexas devido à entrada constante de água na mina.

O porta-voz do Kremlin (Presidência), Dmitri Peskov, disse aos jornalistas que "todas as medidas possíveis (...) foram tomadas" para tentar salvar os 13 mineiros soterrados.

O governador da região de Amur, Vassili Orlov, agradeceu aos socorristas por terem trabalhado "com o risco".

"Estou certo de que os especialistas fizeram tudo o que podiam", afirmou numa mensagem difundida pelas redes sociais prometendo apoio financeiro às famílias dos desaparecidos.

Os acidentes nas minas da Rússia, tal como noutros países da ex-União Soviética, continuam a ser frequentes, sobretudo por falta de manutenção e investimento em medidas de segurança. GAR





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Maquis conquista segunda vitória consecutiva no Girabola

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 19h32

Governo e parceiros reflectem sobre desafios do turismo

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 19h18

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+