Brasília - O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje que a primeira reunião da Aliança Global Contra a Fome, lançada no ano passado no G20, vai agregar ministros da Agricultura dos países africanos em Maio no Brasil, segundo Notícias ao Minuto.
"A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza vai ter o seu primeiro grande evento, em Maio, com todos os ministros da agricultura dos países africanos", afirmou Lula da Silva, numa conferência de imprensa.
"Vai ser a primeira reunião do pacto do combate à fome e à pobreza, que nós aprovamos no G20. Ou seja, nós vamos fazer uma reunião para mostrar o que nós temos de bom no Brasil, levar eles ministros africanos ao campo para ver o que está a acontecer de bom", acrescentou.
O Presidente brasileiro também explicou que pretende fazer uma reunião técnica com os ministros africanos coordenada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pelo Ministério das Relações Exteriores, "para poder transferir um pouco de conhecimento para os nossos companheiros africanos, para ver se a gente combate à fome de verdade".
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza proposta pelo Brasil, que ocupou a presidência do G20, em 2024, e contou com a adesão de mais de 80 países, além da União Africana e da União Europeia. Também aderiram instituições financeiras, organizações internacionais e entidades filantrópicas e não-governamentais, num total de 148 membros fundadores, entre os quais Portugal.
A iniciativa procura coordenar acções e parcerias técnicas e financeiras para apoiar a implementação de programas nacionais nos países que aderirem à proposta e ainda o financiamento de políticas públicas para a erradicação da fome e da pobreza no mundo. MOY/AM