Brasília - O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, saiu, esta sexta-feira, do Brasil, a caminho dos Estados Unidos, de acordo com a imprensa brasileira.
Segundo a imprensa, Jair Bolsonaro terá levantado voo num avião da Força Aérea do país pelas 14h02 de Brasília (18h02 em Angola) desta sexta-feira, e deverá aterrar no estado norte-americano da Flórida.
"Estou em voo, volto em breve", disse o chefe de Estado brasileiro, no seu último dia de mandato à CNN Brasil.
Já na manhã de hoje o governo publicou uma autorização em Diário Oficial da União para que oito funcionários que deverão apoiar o futuro ex-presidente possam sair do país. De acordo com o decreto, citado pela imprensa brasileira, Bolsonaro deverá ficar ausente do país até 30 de Janeiro.
Esta viagem confirma os planos da ausência do responsável na tomada de posse do seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva, que tomará posse como presidente do Brasil no próximo domingo, 1 de Janeiro.
A ausência no evento já era esperada, dada a resistência que Bolsonaro teve em aceitar os resultados das eleições, que, apesar de renhidos, deram a vitória a Lula da Silva, numa 2.ª volta a 30 de Outubro.
(Notícia em actualização)