Londres - A inesperada detonação de uma bomba da Segunda Guerra Mundial, que um esquadrão anti-bombas tentava desarmar sexta-feira no oeste de Inglaterra, causou uma grande explosão, que foi ouvida a vários quilómetros de distância, informou fonte policial.
"Não foi uma detonação planeada", explicaram as forças de segurança, que sublinharam que estão "localizados" todos os militares e os serviços de emergência que se encontravam no local, sem registo de feridos.
O dispositivo, que foi encontrado terça-feira perto da foz do rio Yare, "explodiu logo após o início do trabalho para desmontá-lo", sublinhou o subchefe de polícia de Norfolk, Nick Davison, citado pela agência EFE.
A bomba foi descoberta por um dos trabalhadores que estão a construir uma ponte naquela região.
Antes dos esquadrões anti-bombas começarem a manipular o objecto, que tem um metro de comprimento e pesa 250 quilos, foi erguido um muro de protecção com areia, como medida de segurança.
"A nossa estratégia foi a opção mais segura. Porém, existe sempre o risco de uma detonação inadvertida", acrescentou o comando da polícia.
"Felizmente, todo o pessoal está localizado e as agências estão a começar a avaliar os danos causados na parede do rio", acrescentou Davison.