Washington - O chefe de Estado norte-americano, Joe Biden, anunciou esta sexta-feira que vai nomear a presidente da Universidade da Pensilvânia, Amy Gutmann, como embaixadora dos Estados Unidos na Alemanha.
Amy Gutmann é desde 2004 presidente da universidade de Filadélfia, que integra a Ivy League, onde Joe Biden estabeleceu um centro de política externa após ter terminado o mandato de vice-presidente na governação de Barack Obama.
Esta nomeação é a primeira escolha para embaixador num dos países do G7, noticia a agência AP.
E foi divulgada menos de duas semanas da última visita oficial da chanceler alemã Angela Merkel à Casa Branca, pois a governante vai deixar o cargo após as eleições legislativas na Alemanha marcadas para Setembro.
A Casa Branca divulgou ainda que Joe Biden vai nomear Chantale Wong, que serviu na governação de Bill Clinton e Barack Obama, como embaixador do Banco de Desenvolvimento Asiático, Jeffrey Hovenier, com carreira nos negócios estrangeiros do EUA, como embaixador no Kosovo e Virginia Palmer, também com carreira nos negócios estrangeiros, como embaixadora no Ghana.
Todos estes nomes têm ainda de ser validados pelo Senado antes de assumirem os seus cargos.