Washington - O Presidente norte-americano, Joe Biden, felicitou hoje Benjamin Netanyahu pela vitória do seu partido, Likud, nas eleições livres e justas de Israel, de acordo com a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.
Biden ligou a Netanyahu, a quem reiterou "o apoio inabalável à segurança de Israel", acrescentou a porta-voz, em declarações na conferência de imprensa diária, acrescentando que a Casa Branca irá "acompanhar de perto o processo de formação do governo".
O bloco de partidos de direita obteve um total de 64 assentos parlamentares de entre os 120 que compõem a câmara baixa do Parlamento israelita nas últimas legislativas no passado dia 1.
Netanyahu que foi afastado do poder em Junho de 2021, depois de 12 anos no poder, tem estado em negociações para a formação de uma coligação de governo, que pode vir a ser o mais à direita em toda a história de Israel.
O líder do Likud confirmou a conversa telefónica.
"O Presidente Biden ligou-me para me felicitar pela minha vitória eleitoral, e disse que a aliança entre Israel e os Estados Unidos era mais forte do que nunca", fez saber através de uma declaração.
Netanyahu agradeceu a Biden a longa amizade dos Estados Unidos e o apoio a Israel. "Disse-lhe que podemos conseguir mais acordos de paz, e também lidar com a ameaça da agressão iraniana", acrescentou.