Rio Janeiro - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, marcou presença, esta segunda-feira, na cimeira do G20, no Brasil, tendo contudo faltado à tradicional foto de grupo com todos os líderes, noticiou o site Noticias ao Minuto.
Joe Biden, de 81 anos, terá chegado ao local onde a foto iria ser tirada já depois da imagem ter sido registada, com os funcionários dos EUA a culparem “questões logísticas” pelo erro.
Já fotógrafos no local terão comentado que Biden estaria atrás de uma palmeira no exacto momento em que os restantes líderes pousavam para a foto.
Isto significa que Biden perdeu aquela que seria a sua última fotografia enquanto presidente dos EUA no seu último encontro do G20, que reúne as principais economias do mundo.
Mas não foi o único. Também os primeiros-ministros canadiano e italiana, Justin Trudeau e Giorgia Meloni, ficaram de fora da foto, onde constam António Guterres, Luís Montenegro, Lula da Silva, entre outros.
Para além dos representantes dos países membros plenos do grupo, mais a União Europeia e a União Africana, no Rio de Janeiro encontraram-se representantes de 55 países ou organizações internacionais, entre os quais Portugal, país convidado pelo Brasil, representado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, Angola, representado pelo seu Presidente, João Lourenço, e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
O G20 é constituído pelas principais economias do mundo.
A presidência do Brasil termina no final do mês, passando em Dezembro para a África do Sul. CQ/GAR