Moscovo - O Ministério da Defesa russo confirma que os exercícios foram um movimento planeado de recursos militares e que os navios devem passar pelo estreito da Turquia até ao Mar Negro esta terça e quarta-feira.
Já existem seis navios de guerra russos a fazer exercícios no Mar Negro, segundo reporta a Sky News.
A agência de notícias Interfax diz, também, que o Ministério da Defesa russo confirma que os exercícios foram um movimento planeado de recursos militares e que os navios devem passar pelo estreito da Turquia até ao Mar Negro esta terça e quarta-feira.
Fazem parte destas embarcações os navios Korolev, Minsk e Kaliningrado, que devem navegar pelo Bósforo (no estreito da Turquia) na terça-feira.
No dia seguinte, quarta-feira, devem ser avistadas as embarcações Pyotr Morgunov, Georgy Pobedonosets e Olenegorsky Gornyak, altura em que farão exercícios.
Apesar destas movimentações, e segundo as autoridades francesas, Vladimir Putin prometeu segunda-feira não realizar novas manobras perto da fronteira com a Ucrânia, intenção entretanto desmentida pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela agência Reuters.
Recorde-se que o líder russo, Vladimir Putin, alertou os países europeus que seriam arrastados para um conflito militar se a Ucrânia se juntar à OTAN.
Sabe-se actualmente que a Rússia reuniu mais de 100 mil soldados perto das fronteiras com a Ucrânia, apesar de continuar a insistir que não tem planos de atacar o país.