Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Bangladesh bloqueia acesso à internet no país após protestos estudantis

     Mundo              
  • Luanda • Quinta, 18 Julho de 2024 | 12h31
Mapa do Bangladesh
Mapa do Bangladesh
Divulgação

Daca - O Bangladesh ordenou hoje o encerramento da rede de internet móvel em todo o país, afirmou o vice-ministro das Telecomunicações, na sequência dos protestos estudantis que causaram a morte a pelo menos nove pessoas, noticiou o site Notícias ao Minuto.

"Sim, já o fizemos", declarou Zunaid Ahmed Palak à agência France-Presse, acrescentou que a medida foi tomada por "ser necessário garantir a segurança dos cidadãos". 

Os estudantes exigem ao governo que abandone o sistema de quotas para os empregos na função pública e querem um baseado no mérito.

Os manifestantes anti governamentais consideram que este sistema foi concebido para favorecer os filhos dos apoiantes da primeira-ministra Sheikh Hasina, que governa o país desde 2009.

Na quarta-feira, os estudantes organizaram uma cerimónia em memória dos mortos durante as manifestações contra o sistema de quotas na função pública, um dia depois de o governo ter decidido encerrar todas os estabelecimentos de ensino do país.

As mortes ocorreram na capital Daca, em Chittagong (sudeste) e em Rangpur (norte), onde se registaram confrontos, com tijolos e canas de bambu, entre estudantes que exigiam a abolição das quotas e manifestantes que apoiam o partido no poder.

A polícia dispersou os manifestantes com gás lacrimogéneo e balas de borracha, tratando-se do dia mais violento no Bangladesh desde o início do movimento estudantil, há várias semanas.CQ/CS
 



Tags


Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+