Astana – Um avião da Azerbaijan Airlines com 67 pessoas a bordo despenhou-se esta quarta-feira no oeste do Cazaquistão.
De acordo com as autoridades do país, foram resgatados pelo menos 32 sobreviventes. Terão morrido 35 pessoas.
O avião tinha descolado de Baku, no Azerbeijão, e seguia para Grozny, na Rússia. Tentou fazer uma aterragem de emergência em Aktau, mas não conseguiu.
O avião era um Embraer 190 da Linhas Aéreas do Azerbaijão.
"De acordo com as informações iniciais, estavam 37 cidadãos azeris, seis cidadãos cazaques, três cidadãos quirguizes e 16 cidadãos russos" a bordo do avião, indicou o Ministério dos Transportes do Cazaquistão sobre os passageiros no voo.
"Um total de 28 pessoas ficaram feridas", acrescentou em comunicado, indicando ainda que 26 delas foram hospitalizadas, dez delas em estado grave.
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, tinhada chegado à Rússia na quarta-feira para participar numa cimeira informal de líderes da Comunidade de Estados Independentes (CEI) perto de São Petersburgo com Vladimir Putin.
Na sequência do acidente, decidiu interromper a sua visita e regressar com urgência ao Azerbaijão.
O Presidente russo, Vladimir Putin, já expressou as condolências ao Presidente do Azerbaijão.
Ainda não foi identificada a causa deste acidente. A Azerbaijan Airlines alegou inicialmente que o avião tinha atingido um bando de pássaros, tendo retirado posteriormente essa informação.
De acordo com o serviço Flightradar24, que rastreia os movimentos das aeronaves em tempo real, o avião atravessou o Mar Cáspio, desviando-se da sua rota normal, antes de circular sobre a zona onde caiu. JM