Cabul - Uma explosão à porta de uma mesquita na cidade de Herat, hoje no Afeganistão, resultou na morte de um líder religioso do local de culto (imã), guardas e civis, não sendo ainda conhecido o número exacto de vítimas que provocou.
"Mujib Rahman Ansari, com alguns dos seus guardas e civis, foram mortos a caminho da mesquita", informou o porta-voz da polícia de Herat, Mahmood Rasoli, porém não divulgou o número de feridos ou mortos na sequência da explosão.
Segundo o canal televisivo Al Jazeera, que cita fontes anónimas, há a registar, pelo menos, 15 vítimas mortais.
Nas redes sociais, o porta-voz dos Talibãs, Zabiullah Mujahid, expressou "fortes condolências" pela morte de Ansari, um clérigo proeminente e um dos principais apoiantes dos talibãs, e divulgou que os responsáveis seriam punidos.
Os Talibãs afirmam ter melhorado a segurança desde que tomaram o poder, há cerca de um ano, mas houve várias explosões nos últimos meses, algumas delas em mesquitas ocupadas.
As Nações Unidas têm levantado preocupações sobre o número crescente de ataques e algumas explosões têm sido reclamadas por um ramo local do Estado islâmico.