Abu Dhabi, Emirados Emirados Árabes Unidos - A Abu Dhabi National Oil Company (Adnoc) e a Petronas, empresa estatal de petróleo e gás da Malásia, assinaram um acordo histórico para a exploração e avaliação do primeiro bloco de petróleo não convencional onshore de Abu Dhabi, informou esta nesta segunda-feira a mídia local.
Segundo a agência de notícias dos Emirados, WAM, o acordo de seis anos permite que a Petronas detenha 100% de participação e seja operadora para explorar e avaliar petróleo não convencional no Bloco Terrestre Não Convencional 1, que cobre uma área de mais de dois mil quilómetros quadrados na região de Al Dhafra.
Na ocasião, o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed Al-Nahyan, e o rei sultão da Malásia, Abdullah Ri'ayatuddin Al-Mustafa Billah Shah, que testemunharam a cerimónia de assinatura do acordo, mostraram-se satisfeitos pela parceria alcançada.
“Estamos muito satisfeitos em fazer parceria com a Petronas nesta concessão histórica de petróleo não convencional”, disse a agência, citando o ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos Emirados Árabes Unidos e presidente do conselho de administração da Adnoc, Sultan bin Ahmed Al Jaber.
A agência de notícias dos Emirados disse que os recursos de petróleo recuperáveis não convencionais de Abu Dhabi estão avaliados em 22 mil milhões de barris de petróleo muito leve e doce, comparável ao carro-chefe Murban de baixo carbono da Adnoc.