Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Apreendidas nove toneladas de cocaína e detidos seis autarcas na Venezuela

    Angop logo
     Mundo              
  • Luanda • Domingo, 23 Março de 2025 | 11h56
Bandeira da Venezuela
Bandeira da Venezuela
DR

Caracas - As autoridades da Venezuela apreenderam mais de nove toneladas de cocaína e detiveram seis presidentes de câmaras municipais, dois pró-regime e quatro da oposição, anunciou o ministro do Interior e Justiça, Diosdado Cabello, noticiou a Lusa.

"Todo o puzzle começa a encaixar-se, o que nos leva a estabelecer a ligação entre conspiração, tráfico de droga, corrupção, (...) em que estão envolvidos sectores que exercem funções governamentais no Estado de Zulia (oeste), e demos talvez o golpe mais duro que tenha sido dado nos últimos tempos a grupos de traficantes de droga", disse Cabello, no sábado, durante uma conferência de imprensa.

Segundo Cabello, foram detidos os autarcas Nervins de Jesús Sarcos Urdaneta (do município de Colón), Rafael Arturo Ramírez Colina (Maracaibo), Fernando Loaiza (Catatumbo) e Danilo Esteban Áñez Polanco (Jesús Enrique Lossada), todos ligados à oposição.

Foram ainda detidos dois presidentes de câmaras municipais que contavam com o apoio do Governo venezuelano: Jorge Luis Nava Paz (Miranda) e Alberto de Jesús Sobalvarro Durán (Almirante Padilla).

"Encontrámos nas investigações uma ligação directa entre o tráfico de droga, a conspiração e isso tem a ver com a degradação da política. Não há razão para um político acabar ligado a grupos de tráfico de droga, nem a grupos de corrupção e muito menos para que se unam para sair da revolução bolivariana e acabar com a Constituição da Venezuela", disse Cabello.

O ministro disse ainda existirem alegados vínculos entre os detidos e um conhecido empresário produtor de camarões, que teria financiado campanhas eleitorais na Venezuela.

Tem de ser mais severos na revisão das candidaturas, muito mais severos agora que as eleições se aproximam, mas estritamente severos, disse.

O ministro acusou a opositora Maria Corina Machado de ter recebido financiamento de grupos de tráfico de droga da Colômbia e explicou que, além dos seis autarcas, há um outro grupo de pessoas detidas, que inclui juízes e procuradores. CQ/GAR





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Boxe: Interclube conquista Torneio “Março Mulher”

 Segunda, 24 Março de 2025 | 14h57

Grupo Parlamentar da UNITA promove jornadas em Cabinda

 Segunda, 24 Março de 2025 | 14h47

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+