Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Antigo secretário de Estado dos EUA defende solução diplomática

     Mundo              
  • Luanda • Quinta, 20 Fevereiro de 2025 | 17h29
Bandeira dos EUA
Bandeira dos EUA
Divulgação

Londres - O antigo secretário de Estado norte-americano John Kerry defendeu hoje uma solução diplomática para a guerra na Ucrânia e que as negociações devem envolver mais países do que os Estados Unidos, noticia o Notícias ao Minuto.  

 "Há um lugar de sensatez na forma de resolver a Ucrânia. Acredito nisso, e acredito na diplomacia", afirmou hoje durante a Cimeira Global de Soft Power 2025, a decorrer em Londres.

Numa intervenção hoje, Kerry argumentou que a intervenção militar, ou 'hard power', "tem as suas limitações reais, como estamos a ver na Ucrânia e outros locais" e que o 'soft power', ou diplomacia, "tem a capacidade de ganhar a batalha".

Secretário de Estado durante o segundo mandato do Presidente Barack Obama, entre 2013 e 2017, John Kerry disse que "as limitações" das intervenções militares foram evidenciadas pelos "erros" dos EUA no Iraque e Afeganistão.  

A retirada do Afeganistão, em 2021, representa um recuo do 'hard power' dos EUA que o Presidente norte-americano Donald Trump quer continuar ao negociar a paz, mesmo se não é "a forma que nós escolheríamos para o fazer". 

"Trump, para seu crédito, basicamente disse: 'Eu não quero que os Estados Unidos se envolvam em mais desses conflitos em vários lugares'. E penso que esse é um sentimento que foi parcialmente expresso no decurso das eleições. E penso que há que respeitar esse sentimento. Os americanos estão em guerra há muito tempo", disse Kerry.

Referindo iniciativas de consenso da comunidade internacional, como a coligação contra o Estado Islâmico ou as negociações para combater as alterações climáticas, Kerry defendeu o sistema de organizações multilaterais que governam a ordem internacional.

"É esse o mundo que precisamos agora de sustentar, reforçar e construir ainda mais para o futuro, com o entendimento de que mais nações se devem juntar para partilhar responsabilidades com os mesmos valores e princípios com que nos organizámos depois da Segunda Guerra Mundial", disse. MOY/AM

 



Tags


Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Ministro de Estado constata obras sociais do Huambo

 Quinta, 20 Fevereiro de 2025 | 15h00

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+