Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Antigo líder rebelde al-Sharaa nomeado presidente interino da Síria

     Mundo              
  • Luanda • Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 14h49
Mapa da fronteira entre Israel, Líbano e Síria
Mapa da fronteira entre Israel, Líbano e Síria
Divulgação

Damasco - O antigo líder rebelde Ahmed al-Sharaa foi nomeado presidente interino da Síria, quase dois meses depois de o seu grupo ter ajudado a derrubar o ditador Bashar al-Assad, cita a euronews.

Al-Sharaa, cuja organização Hayat Tahrir al-Sham (HTS) foi em tempos afiliada da Al-Qaeda, tem estado no comando do país desde que as forças da oposição invadiram Damasco no início do dia 8 de Dezembro, na sequência de uma ofensiva surpresa que durou menos de duas semanas.

A sua nomeação como presidente interino foi anunciada na quarta-feira, na capital síria, após uma reunião com outras facções rebeldes e actuais parceiros.

O coronel Hassan Abdul Ghani, porta-voz militar do governo de transição, disse que al-Sharaa formaria um conselho legislativo temporário.

A constituição que estava em vigor durante o regimento de Bashar al-Assad foi cancelada e o parlamento do país foi dissolvido, acrescentou.

Não se sabe ao certo de quanto tempo a Síria vai precisar para redigir uma nova constituição e preparar-se para as eleições.

No entanto, Al-Sharaa, que anteriormente usava o seu nome de guerra, Abu Mohammed al-Jolani, deu a entender que poderão passar quatro anos até que o país realize uma votação nacional.

Num discurso em que usou uniforme militar, na quarta-feira, o líder sírio disse que ele e os seus colegas enfrentavam uma "tarefa pesada e uma grande responsabilidade" ao tentarem reconstruir um país devastado por mais de 13 anos de guerra civil.

"Se o vencedor for arrogante após a sua vitória e esquecer a graça de Deus sobre ele, isso levá-lo-á à tirania", afirmou.

As prioridades da administração interina são "preencher o vazio de poder de forma legítima e legal" e "manter a paz civil, procurando a justiça transitória e evitando ataques de vingança", declarou.

O Qatar foi o primeiro país a reagir à nomeação de al-Sharaa, afirmando que se tratava de um passo em direcção a uma "transferência pacífica de poder através de um processo político abrangente".

Al-Sharaa tem procurado distanciar-se das suas raízes de linha dura, apresentando-se como um líder que irá representar todos os sírios.

 O HTS continua a ser considerado uma organização terrorista por países como o Reino Unido e os Estados Unidos. AM

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Téte António conversa com homólogo norte-americano

 Quarta, 19 Fevereiro de 2025 | 23h01

Carolina Cerqueira realça linguagem de paz

 Quarta, 19 Fevereiro de 2025 | 22h37

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+