Munique - Milhares de pessoas manifestaram-se neste sábado, pacificamente, em Munique, contra a realização da cimeira do G7 que começa no domingo nessa região alemã, apelando aos líderes políticos mais acção em prol do clima.
A manifestação foi convocada por cerca de quinze Organizações Não-Governamentais (ONG) de defesa do meio ambiente e combate às desigualdades, e os manifestantes usaram como palavra de ordem: "Crise climática, extinção de espécies, desigualdades: equidade é outra coisa!".
Os organizadores esperavam cerca de 20.000 pessoas na capital da Baviera para este desfile na esplanada onde é realizada, todos os anos, a "Oktoberfest" (Festival da Cerveja).
Antes da partida da marcha, a Polícia mencionou a participação entre 3.500 e 4.000 pessoas.
Defensores do meio ambiente quiseram fazer ouvir suas vozes antes que os líderes dos sete países mais industrializados do planeta (G7) se reúnam até terça-feira no Castelo d'Elmau, a cem quilómetros de distância de Munique, no sopé dos Alpes bávaros.
Na multidão colorida de activistas, mas também aposentados, apreciadores da natureza e jovens preocupados com a crise climática, foram ouvidas palavras de ordem como "Só temos um planeta", "Salve o mundo", "Chega de renováveis, sem guerra", noticia a agência France Presse.