Berlim - A Alemanha e o Reino Unido interceptaram esta quarta-feira três aviões de caça russos em missões de reconhecimento sobre o Mar Báltico, anunciou a Força Aérea alemã.
"Voos de reconhecimento interceptados. (Caças) Eurofighters alemães e britânicos foram alertados para identificar três aeronaves militares”, escreveu a Força Aérea da Alemanha no Twitter.
“Os dois caças SU-27 Flankers e um IL-20 russos estavam novamente a voar sem sinais de Transponder (dispositivo de comunicação) no espaço aéreo internacional sobre o Mar Báltico", acrescentou.
A Alemanha e o Reino Unido participam, no âmbito da OTAN, na vigilância do espaço aéreo dos Estados Bálticos. No passado dia 17 de Abril já tinha ocorrido uma intercepção semelhante.
Os incidentes com aeronaves russas e de países da OTAN multiplicaram-se nos últimos anos, mesmo antes do início do conflito na Ucrânia.
Frequentemente aconteciam no Mar Báltico, mas também no Mar Negro e noutras regiões.
Na terça-feira, o exército norueguês disse ter identificado, no âmbito de uma missão da OTAN, dois bombardeiros estratégicos russos Tu-160 Blackjack, dois aviões-tanque Il-78 Midas e três caças MIG-31 Foxhound no espaço aéreo internacional sobre o Mar de Barents, situado a norte da Noruega e da Rússia.
Em Março, a Força Aérea russa interceptou um drone American Reaper MQ-9 que caiu nas águas do Mar Negro. O incidente causou uma breve escalada de tensões entre Washington e Moscovo. JM