Ancara - A Turquia considerou hoje (terça-feira) que as mensagens enviadas pelos talibãs depois de terem tomado o poder em Cabul têm sido "positivas", adiantando que dialoga com o movimento islâmico extremista.
"Saudamos positivamente as mensagens enviadas até agora pelos talibãs, seja em relação aos estrangeiros e representações diplomáticas ou ao seu próprio povo", declarou o chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu, numa conferência de imprensa na Jordânia transmitida pelas televisões turcas.
"Esperamos que isso se reflicta nos seus atos", adiantou. "Continuamos a dialogar com todas as partes no Afeganistão, incluindo os talibãs", disse ainda.
Após uma ofensiva relâmpago, os talibãs tomaram Cabul no domingo, assinalando o seu regresso ao poder no Afeganistão, 20 anos depois de terem sido expulsos.
O regresso dos talibãs provocou, no domingo e na segunda-feira, cenas de pânico, sobretudo no aeroporto de Cabul onde se concentraram milhares de pessoas na tentativa de deixar o país.
A Turquia, que conta com algumas centenas de militares no Afeganistão, participa na segurança do aeroporto de Cabul juntamente com os Estados Unidos.
"Agora, eles (os afegãos) vão discutir entre eles. Quem participará na transição, que tipo de governo temporário terão? Veremos e discutiremos tudo isso", disse Cavusoglu.
O ministro turco referiu ainda que as operações de retirada dos cidadãos turcos e estrangeiros que querem sair do Afeganistão serão retomadas assim que se estabilize a situação no aeroporto de Cabul. Ancara repatriou na segunda-feira mais de 300 dos seus cidadãos.