Bodo - Uma aeronave militar dos Estados Unidos foi dada, na noite de sexta-feira, como desaparecida a sul da cidade norueguesa de Bodø, informou o Centro de Resgate do norte da Noruega, citado pelo jornal regional Bergens Tidende. Entretanto, de acordo com a Reuters, a mesma terá sido encontrada, após ter-se despenhado.
A aeronave em causa estava na Noruega no âmbito da realização daquele que é tido como o maior exercício militar da OTAN dos últimos 30 anos, o 'Cold Response 22'.
Segundo o Centro de Resgate do norte da Noruega, a aeronave MV-22B Osprey, pertencente ao Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, contava com uma tripulação de quatro pessoas e tinha aterragem prevista para as 18 horas locais - algo que não viria a acontecer.
Equipas de resgate terão sido imediatamente acionadas. Um helicóptero de salvamento e um avião militar norueguês Orion, que faziam buscas na área, avistariam posteriormente os destroços, após terem recebido o alerta, noticia a Reuters.
"Encontrámos um avião que se despenhou. Não identificámos qualquer sinal de vida", disse à Reuters o chefe de gabinete da polícia de Nordland, Bent Eilertsen. "Foi-nos dito que se trata de um avião americano com quatro americanos a bordo", esclareceu.
Como adianta a Reuters, o avião de salvamento não terá conseguido aterrar no local do acidente, devido às más condições atmosféricas.
Porém, outras equipas de salvamento tentam agora chegar ao local por terra, embora não saibam dizer quanto tempo tal investida pode levar. "Está escuro, as condições meteorológicas são más e há um risco de avalanches", disse ainda Eilertsen.
Ivar Moen, tenente-coronel e porta-voz do exercício da OTAN em causa, confirmou ainda que esta aeronave fazia parte do exercício militar de grande escala que foi colocado em andamento no norte da Noruega, reporta o Bergens Tidende, citao pela Lusa.