Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas marca noticiário internacional

     Mundo              
  • Luanda • Sábado, 18 Janeiro de 2025 | 08h31
Mapa do Mundo
Mapa do Mundo
Exportaçao de bebidas angolanas pelo mundo

Luanda – O acordo assinado entre Israel e Hamas para um cessar-fogo no conflito, iniciado em Outubro de 2023, constitui um dos destaques do noticiário internacional da ANGOP, na semana que hoje, sábado, finda.

O pacto prevê a libertação gradual de todos os cerca de cem reféns que continuam sob controlo do Hamas, a retirada das tropas israelitas de Gaza e planos para o futuro do território, além da libertação de palestinos presos em presídios israelitas.

Na primeira etapa do acordo, 33 reféns mantidos sob o poder do Hamas serão libertados e devolvidos para Israel - segundo o governo israelita, ainda há cerca de 100 sequestrados em cativeiros.

As negociações para um cessar-fogo em Gaza foram mediadas por Qatar, Egipto e os Estados Unidos.

Durante o anúncio oficial do cessar-fogo, que entre em vigor no dia 19 deste mês, o primeiro-ministro do Qatar, Mohammed bin Abdulrahman, pediu para que todas as partes cumpram o que foi acordado.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que só em Gaza, mais de 46 mil pessoas morreram, a maioria mulheres e crianças.

O perdão da dívida estudantil a mais de 150 mil pessoas anunciado pelo Presidente dos estados Unidos, joe Biden, marcou também o noticiário internacional da ANGOP na semana que hoje, sábado termina.

Segundo a Administração Biden, com este perdão, eleva-se o número total de indultos deste género para mais de cinco milhões durante os últimos quatro anos.

Entre os 150 mil devedores que receberam agora o alívio estão 85 mil pessoas que frequentaram escolas, faculdades ou universidades e foram enganadas pelos seus sistemas de pagamento e juros, 61 mil pessoas com "incapacidade total ou permanente" para pagar os seus empréstimos e 6.100 funcionários públicos, indicou Biden, citado num comunicado distribuído pela Casa Branca.

O documento indica ainda que a Administração Biden "tomou medidas históricas para reduzir o peso da dívida estudantil, responsabilizar os maus actores e lutar em nome dos estudantes de todo o país".

Desde que o democrata assumiu a Presidência norte-americana, em 2021, perdoou dívidas de empréstimos federais a estudantes de mais de cinco milhões de pessoas, no valor total de 183,6 mil milhões de dólares (1 dólar equivale a Kz 912) e com uma taxa de juro superior a 8.

Ainda nos últimos sete dias, o anúncio feito pela Comissão Europeia de um novo pacote de ajuda humanitária de 120 milhões de euros (1 euro equivale a Kz 996,60) para Gaza, após o acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas, marcou igualmente o noticiário internacional da ANGOP.

Segundo a comissão, o montante que se destina a assistência alimentar e médica, apoio à criação de abrigos e protecção dos mais vulneráveis eleva a assistência humanitária total da UE a Gaza para mais de 450 milhões de euros desde 2023.

O anúncio surgiu um dia depois do acordo alcançado entre Israel e o Hamas, que prevê um cessar-fogo completo durante 42 dias a partir de domingo, 19, após 15 meses de uma guerra devastadora, e a troca de 33 reféns israelitas por centenas de prisioneiros palestinianos.

Outra matéria de destaque na semana que hoje finda, foi a assinatura de um acordo de parceria entre o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, para os próximos 100 anos, no âmbito de uma visita oficial do líder britânico a Kiev.

O acordo prevê um aumento das relações bilaterais em vários sectores, sobretudo no campo da defesa, incluindo a criação de um consenso para a adesão da Ucrânia à NATO e o reforço da segurança marítima.

O compromisso firmado entre Kiev e Londres está igualmente focado nas relações económicas e comerciais e nos sectores da justiça, das ciências e tecnologia, da saúde, da agricultura e das migrações.

O pacto torna também o Reino Unido um parceiro prioritário no sector energético e um aliado fundamental no rastreio de cereais roubados de campos ucranianos em territórios ocupados pela Rússia durante a guerra, que iniciou-se com a invasão russa em 24 de Fevereiro de 2022. AM/JM





Fotos em destaque

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 14h02

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h58

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h54

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h46

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h39

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h33

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h29

Dundo quadruplica produção de energia limpa

Dundo quadruplica produção de energia limpa

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h25


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+