Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

ACNUR apela à comunidade internacional para apoiar reconstrução da Síria

     Mundo              
  • Luanda • Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 20h11
Logotipo da ACNUR
Logotipo da ACNUR
Divulgaçao

Ancara - O chefe do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) apelou hoje à comunidade internacional para apoiar a reconstrução na Síria e facilitar o regresso a casa de milhões de refugiados e deslocados, avança o site Notícias ao Minuto.

"Levantar as sanções, encorajar a reconstrução. Temos de o fazer agora, no início da transição, estamos a perder tempo", declarou Filippo Grandi numa conferência de imprensa em Ancara, quando regressava da Síria e do Líbano e antes de seguir para a Jordânia.

 De acordo com os últimos dados do Ministério do Interior turco, 80.000 sírios regressaram à Síria desde a queda do regimento de Bashar al-Assad, em 08 de Dezembro, dos mais de três milhões registados na Turquia, disse Grandi.

De acordo com o ACNUR, 800.000 sírios já regressaram a casa, incluindo 600.000 pessoas deslocadas internamente.

"Os refugiados estão a avançar mais rapidamente do que a política", afirmou Grandi, citado pela agência francesa AFP.

"É um bom começo", comentou o diplomata italiano.

Aos refugiados que hesitam no regresso a um país que continua em guerra civil, iniciada em 2011, a Turquia autoriza que façam três visitas à Síria antes de tomarem uma decisão.

"Aproveitem esta oportunidade oferecida pela Turquia", insistiu Grandi, referindo que nem todos os países garantem as mesmas condições.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que "ninguém será forçado a regressar" e disse que espera mais movimentos durante as festas religiosas e as férias escolares, e quando estiver menos frio.

"É bom que os regressos se façam gradualmente, porque a Síria não está preparada para regressos em massa", disse Erdogan. MOY/AM

 





Fotos em destaque

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 14h14


Notícias de Interesse

Sector dos transportes reforçado com novos autocarros

 Sexta, 31 Janeiro de 2025 | 13h05

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+