Saurimo – O Governo da província da Lunda Sul, lançou, esta sexta-feira, em Saurimo, o prémio de “Cultura e artes”, para cidadãos nacionais e residentes nesta circunscrição, com objectivo de incentivar a criatividade.
O prémio é um reconhecimento as acções dos jovens nos domínios da vida social e económica do país, em particular da Lunda Sul, nas categorias de Literatura, Artes Plásticas, Teatro, Dança, Música, Promoção de Eventos, Dj´s, e Investigação Científica.
Segundo a directora do gabinete provincial da Comunicação Social, Lara Kalupeteca, trata-se de uma iniciativa do Governo local destinada a incentivar o engenho criativo dos jovens residentes na província, bem como promover a sua participação na busca de soluções para os problemas que assolam a região.
“A criação do prémio é um sinal que o Governo da Lunda Sul reconhece o potencial dos jovens angolanos, enquanto recurso e factor determinante para o desenvolvimento sustentável do país”, acrescentou.
De acordo ainda com a responsável, o prémio visa ainda promover e valorizar a cultura local, daí que os concorrentes devem apenas concorrer em apenas uma categoria.
Candidaturas
Os candidatos devem entregar os trabalhos nas administrações municipais (Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo), até ao dia 30 de Maio.
Os vencedores serão conhecidos no dia 04 de Julho, data da criação da província da Lunda Sul, e terá como prémio um milhão de kwanzas em cada categoria, uma estátua e um diploma. QB/JW/VIC