Luanda – Os vencedores da primeira edição do Prémio de Artes Plásticas-Embaixada de Espanha receberam, na segunda-feira, em Luanda, os respectivos prémios nas categorias de Pintura e Escultura.
Na categoria de Pintura, o primeiro classificado foi Tunguila Naguy e o segundo Hermenegildo Muhongo.
Já na área de Escultura, o primeiro classificado foi Valeriano Capaco. Madalena Hortênsia ficou em segundo lugar.
Em ambas categorias, os primeiros classificados receberam um cheque de dois milhões de kwanzas, cada, e os segundos classificados um milhão de kwanzas, cada.
As menções honrosas foram para os artistas Leandro Marques, Danick Bumba e Armando Pombal.
Ao falar sobre o prémio conquistado, Valeriano Capaco, proveniente da província do Huambo, manifestou satisfação pelo facto de Angola desenvolver nos sectores das artes.
O artista venceu o galardão com um busto de aproximadamente 60 centímetros de altura que tem como título “Em busca do conhecimento”.
A obra retrata a transmissão de conhecimento dos mais velhos aos jovens.
Por seu turno, Tunguila Naguy, proveniente da província da Huíla, falou do prémio como uma demonstração autêntica de meritocrácia em Angola.
Foi classificado em primeiro lugar com a obra “O Sol há de Brilhar”, que fala sobre a falta de infância nas crianças dos dias actuais, em função da exploração infantil.
A primeira edição do Prémio de Artes Plásticas-Embaixada de Espanha decorreu em 2024.
A actividade contou com a presença do ministro da Cultura, Filipe Zau, do embaixador da Espanha em Angola, Manuel Lejarreta, e do presidente da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), Rosário Matias.
O galardāo, de iniciativa da Embaixada de Espanha, em parceria com a União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), visa reforçar o intercâmbio cultural entre Angola e Espanha, bem como estimular os jovens artistas plásticos angolanos a evidenciarem todas as suas potencialidades criativas.
De periodicidade anual, o prémio distingue o primeiro e segundo classificado com o Grande Prémio de Pintura, igualmente para a Escultura, e atribui três menções honrosas.
Nesta primeira edição, foram submetidas 66 obras, sendo 52 pinturas e 14 esculturas. Foram seleccionadas 22 pinturas e cinco esculturas para a classificação final. AMC/OHA