Luanda - O grupo União Cultura Teatral (UCT) apresenta, este domingo, na Liga Africana, em Luanda, a peça "Teoria Negada".
Em uma nota a que a ANGOP teve acesso, o responsável do grupo, Alberto Baptista, refere que a peça retrata a vida no quotidiano, retratando de forma cómica o olhar do homem perante a forma de agir na sociedade.
O monólogo "Teoria Negada” foi escrito em 2017 e estreou em 2018, com o actor Armando Catambi, tem como objectivo levar a sociedade a reflectir sobre o comportamento humano.
A encenação e sonoplastia é da responsabilidade do Silveiro Campos "O Corvo”e a iluminação e caracterização de Flávio Spiess.
"Teoria Negada” resume de "forma psicológica o comportamento do ser humano diante de inúmeras situações amorosas, políticas, religiosas, económica, social, entre outras peripécias da vida quotidiana perante uma fria realidade aos olhos do doutor Cirilo, inspirada no mote do livre arbítrio em que cada ser humano vive como quer.
O grupo União Cultura Teatral foi fundado a 16 de Outubro de 2016. É um projecto de formação artística que, desde a criação, preocupa-se em promover diversas actividades que oferecem aos artistas a oportunidade de melhorar o seu trabalho e o projecto tem um crescimento considerável.
No ano de 2022, com a mesma peça, representou o país na 5ª edição do Intercâmbio Internacional de Teatro de Santa Teresa (INTESTES), no Estado de Espírito Santo, no Brasil. VS/VIC