Luanda – Com 300 foliões, o grupo carnavalesco União 54, do distrito urbano da Maianga, vai homenagear o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, durante a sua exibição no acto central do Carnaval/2023, na nova Marginal de Luanda.
De acordo com o presidente Joaquim Manuel, o tributo ao fundador da Nação será sentido na canção do grupo, que exalta os feitos desta figura, como político, escritor, médico e homem de cultura, no geral, e o grande impulsionador do primeiro Carnaval da Angola independente.
“(…..) Este ano o grupo vai homenagear o poeta e primeiro Presidente da República de Angola, Agostinho Neto. Vamos entrar a cantar uma música que retrata os 101 anos desta inesquecível figura, nascida a 17 de Setembro de 1922 e falecido a dez de Setembro de 1979”, destacou.
Em entrevista à ANGOP, a propósito do Entrudo 2023, o presidente da referida agremiação cultural do bairro Prenda, informou que o União 54 será, o décimo a desfilar, no dia 20, e que dará o melhor de si para se manter na Classe A ou classificar-se entre os primeiros.
“Uma das características da nossa composição, são as mulheres tocadoras de banheira, que se juntam aos percussionistas e outros instrumentistas do grupo, uma típica marca entre os grupos carnavalescos de Luanda, desde a época colonial”, referiu.
O grupo União 54 é um dos mais antigos da maior festa cultural de Luanda, tendo sido homenageado, segunda-feira, pelo Movimento Angola Avante pela sua contribuição na preservação e valorização do carnaval, desde a primeira edição em 1978, e sua persistência.
Recorda-se que em Fevereiro de 2015, o Ministério da Cultura, através da comissão nacional preparatória do Carnaval, homenageou a antiga bailarina dessa agremiação cultural, Isabel Amaro, falecida por doença.
Desde a sua fundação, por foliões residentes na zona costeira da baía da Corimba, no município da Samba, venceu uma única edição do Carnaval de Luanda, a de 1998. Actualmente, o União 54 está sediado no bairro Prenda, no distrito urbano da Maianga. ECC/MDS/VIC