Uíge – Cinco grupos carnavalescos, compostos por apenas 10 elementos, retomam, terça-feira (01), na cidade do Uíge, o desfile de carnaval, um acto que será marcado pelo cumprimento das medidas de biossegurança.
Devido às restrições impostas pela Covid-19, em 2021, não se realizou o habitual desfile de carnaval, mas a data foi aproveitada com animações de 15 dançarinos do grupo União de Quimbele.
Antes da Covid-19 se instalar no país, a província do Uíge registava mais de 20 grupos carnavalescos, compostos por mais de 100 elementos, que desfilavam nas edições do Entrudo.
Em entrevista à ANGOP, esta quinta-feira, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos no Uíge, Manuel João, disse que, este ano, o carnaval terá um formato diferente, em relação às edições passadas, devido à pandemia da Covid-19.
Por essa razão, justificou que 10 elementos por grupo vai facilitar manter o distanciamento físico. “Não haverá desfile provincial prologado e nem será de carácter competitivo”, acrescentou.
Apesar disso, o também músico adiantou que serão homenageados os grupos mais classificados da província.
Para além do desfile provincial, o Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos agendou, para o próximo dia 28 de Fevereiro, uma exposição fotográfica sobre as edições passadas do carnaval, assim como um debate radiofónico sobre os grupos carnavalescos da região.
Em relação aos outros 15 municípios da província, explicou que serão realizados desfiles simbólicos, onde serão demonstradas indumentárias, danças, entre outros manifestações que caracterizam o Entrudo na região.