Uíge - Os restos mortais do rei dos Bayaka, Kiamvu Luvunga Kalumbu, sepultados há 25 anos no Cemitério Municipal do Uíge, foram trasladados hoje, quinta-feira, para a comuna do Cuango, município de Quimbele, onde serão enterrados sexta-feira (30).
Antes da trasladação da urna contendo os restos mortais foram rendidas homenagens e assinado o livro de condolências, acto orientado pelo director do Gabinete Provincial da Cultura, Juventude e Desportos, Gomes Costa, em representação do governador Provincial, José Carvalho da Rocha.
O acto contou igualmente com a participação de membros do governo, deputados à Assembleia Nacional, autoridades tradicionais, religiosas, representantes de partidos políticos e sociedade civil.
Ao intervir no acto, Gomes Costa considerou o rei dos Bayaka co uma figura que defendia a preservação da cultura bakongo, com maior predominância a dos povos da região de Quimbele.
Por sua vez, o representante do reino Bayaka, príncipe João Mbuya, manifestou-se satisfeito pela trasladação dos restos mortais para o local onde nasceu, depois de 25 anos.
O soberano Kiamvu Luvunga Kalumbu nasceu aos 25 de Dezembro de 1900, em Nkumiti Ya Ndody, na localidade de Cuangi Kalumbu, município de Quimbele, morreu a 3 de Fevereiro de 1999, em Luanda, vítima de doença. EPP/NM/PBC