Luanda - O artista plástico Thó Simões inaugurou, nesta segunda-feira, a exposição “Entre Monstros e Homens”, na galeria da Movart (Banco Economico).
De acordo com autor, a exposição conta com 25 quadros.
O luxo no lixo, o amor na pobreza e o que somos estão patentes nos quadros do autor, com técnicas que passam pela pintura, fotografia, grafite, estêncil e colagens, apresentando rostos anónimos e persistindo na reciclagem.
“ Trago o pensamento de uma realidade que muitas vezes se quer escamotear, na certeza de que entre monstros e humanos andam os angolanos”, aclarou
O criador explicou que tem as vezes a sensação de estar no lugar errado ou do lado oposto, com questionamentos como alcançar a satisfação.
Nascido em Malanje, em Dezembro de 1973, Thó Simões passou a infância em Portugal, mas voltou ao seu país no fim dos anos 1980.
Em 1991, começou a frequentar a União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP). Ingressou no Instituto de Formação Artística e Cultural (IFAC), onde concluiu sua formação em 1998
Entre os eventos que participou, estão a Semana de Design Gráfico (2013, Luanda), 1º Prémio do Concurso de Ilustração do Banco BMF (2013, Luanda), Okupapala 1º Encontro Internacional de Artes e Culturas Urbanas (2011, Luanda), I Trienal de Luanda (2006, Luanda), ARTinFIERA (2005 e 2006, Milão, Itália) e Multiplicarte (2004, Luanda).
O projecto Movart nasceu em 2015 com o propósito de promover exposições experimentais e itinerantes. Conta com mais de quarenta projectos realizados em diferentes formatos.